Prefeitura inicia levantamento e atualização de dados com geoprocessamento

15/07/2020

Com o objetivo de melhor ordenar o desenvolvimento da cidade, o Município de Santo Antônio da Patrulha está executando o projeto de geoprocessamento. Para tanto, um levantamento aerofotogramétrico está sendo feito e o helicóptero que sobrevoa a cidade desde a terça-feira (14/07) para captar as imagens chamou a atenção dos patrulhenses. O geoprocessamento é um sistema de gestão de informações territoriais georreferenciadas, incluindo soluções para cadastro municipal. O trabalho realizado pela empresa Geodados consiste em um levantamento aerofotogramétrico, que irá permitir a atualização de dados, áreas, edificações entre outros elementos. A atualização, além ser positiva para a gestão, permite maior segurança para o proprietário de um imóvel, pois dá mais segurança e melhor controle sobre a propriedade, podendo inclusive consultar as informações online, sem a cobrança de taxas. Conforme a secretária Geral de Governo, Planejamento e Gestão, Natália Costa, a último mapa do município foi gerado ainda em 1992 e após este período outras atualizações foram feitas, mas de forma manual. Ela diz que o projeto irá oferecer mais qualificação técnica à gestão nas diversas temáticas atinentes à administração pública. Manter os dados do cadastro municipal atualizados, disponíveis e acessíveis, permitir a integração de diferentes secretarias e do público externo aos dados do cadastro territorial e possibilitar a melhoria na gestão estratégica dos recursos públicos municipais estão entre os benefícios do sistema. Além disso, a secretária destaca o geoprocessamento como uma ferramenta fundamental para o controle de uso e ocupação do solo.

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE