Prefeitura faz campanha sobre o Uso Racional de Medicamentos

03/05/2019

A prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, através do setor de Vigilância em Saúde alerta para o uso racional de medicamentos. A orientação é para que a população não se arrisque: “Antes de usar qualquer medicamento, consulte sempre um farmacêutico”, lembra o secretário municipal da Saúde, Joy Silva.

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Instituto Datafolha revelou que, quando o assunto é medicamento, a maioria da população costuma arriscar e usar sem orientação. A automedicação é hábito comum a quase 80% da população que usou medicamentos nos últimos seis meses.

O uso irracional ou inadequado de medicamentos é um dos maiores problemas em nível mundial. A OMS – Organização Mundial da Saúde estima que mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e que, metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente.

Exemplos de uso irracional de medicamentos incluem: uso de muitos medicamentos por paciente ("polifarmacia"); uso inadequado de antimicrobianos, muitas vezes em dosagem inadequada, para infecções não bacterianas; excesso de uso de injeções quando formulações orais seriam mais apropriadas; falta de prescrição de acordo com as diretrizes clínicas; automedicação inapropriada, muitas vezes medicamentos prescritos; não aderência aos regimes de dosagem.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP