Prefeitura Municipal propõe ações para viabilizar a compra de vacinas

19/03/2021

Santo Antônio da Patrulha está entre os municípios que encaminharam carta de intenções ao Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), manifestando o interesse na compra de 20 mil doses da vacina Sputnik V. O documento que formaliza esta ação será encaminhado pela Granpal para a Bulgaria e Portugal.

O prefeito Rodrigo Massulo expôs seu posicionamento destacando que embora ainda não tenha a certeza da obtenção das doses com esse gesto, acredita que “todas as iniciativas tomadas até aqui na busca pela vacina significam um pouco de esperança a mais nesse momento difícil pelo qual todos nós estamos passando”.

Além desta carta de intenções, Massulo mencionou outras duas ações: a aprovação de uma lei que autoriza o município a comprar vacinas, obtida com a unanimidade dos vereadores e, também no Legislativo, a ratificação do protocolo de intenções que a Frente Nacional dos Prefeitos está encabeçando.  A Frente irá fundar um consórcio público no próximo dia 22 de março, que se soma como mais um caminho possível, para que os municípios tenham autonomia na aquisição das vacinas.

Todas essas tentativas tem caráter preventivo, caso o Plano Nacional de Imunização falhe ou se, ao longo do ano, o processo de repasse das vacinas para os municípios continuar lento como está, Santo Antônio já estará buscando outros caminhos.

Gabinete do Vice-Prefeito

Fonte: ACS