Prefeitos do litoral reivindicam melhorias no sistema de saúde da região

02/07/2020

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva tem participado de todas as movimentações da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) nas discussões de prevenção e enfrentamento à pandemia do Coronavírus. Ele conta que na reunião com o governador do Estado Eduardo Leite, na última terça-feira (30.06), o presidente da Associação, o prefeito de Imbé, Pierre Emerim levou a reivindicação dos prefeitos das 23 cidades no que se refere às melhorias no sistema de saúde da região.

Eles também trataram sobre a colocação do Litoral Norte na bandeira vermelha no distanciamento controlado instituído pelo Governo do Estado e possíveis saídas para que a região retorne a bandeira laranja ou amarela.
Para o prefeito patrulhense, os municípios não podem agir de forma isolada, pois isso acabará fazendo com que o vírus circule, ascendendo cada vez mais a curva de contágio.

A Amlinorte também apresentou números, reforçando maior suporte para o atendimento às questões da pandemia. A associação contesta o número habitacional da região e que isso deve ser avaliado pelo Governo do Estado. A sazonalidade, ou seja, por ter um público flutuante, a região, na visão da entidade, é classificada de forma errada. São contabilizados 397 mil habitantes nas 23 cidades, mas os números de acordo com a Amlinorte são maiores. “Isso reflete no Fundo de Participação dos Municípios e em outros tantos recursos que possam ser recebidos”, destacou Pierre.
Ele apresentou dados, como consumo de energia elétrica das cidades, geração de lixo a aplicação de vacinas. “Somente nos idosos, a cobertura vacinal total foi de 150%. Tivemos um aumento de 25% no consumo de energia elétrica neste mês, em comparação ao mesmo período do ano passado”, disse.
O presidente também lembrou o baixo número de leitos em UTIs na região destinadas a Covid-19: 3,25 unidades para cada 100 mil habitantes. Ele comparou os números com outras regiões do Estado. “Na região de Santa Maria são 11,47 leitos, no Sul são 15 e, no Norte, 12 leitos para cada 100 mil habitantes”, destacou.

O prefeito Daiçon destacou a importância do trabalho realizado pela Associação nesse sentido. Ele acredita que esse estudo servirá de base para a destinação de novos leitos para o litoral e aplicação das bandeiras. Na ocasião ficou definida a liberação imediata de cinco respiradores para os hospitais do litoral.

Fonte: ACS-PREFASAP