Prefeito de Santo Antônio da Patrulha se manifesta sobre possível vinda de imigrantes Venezuelanos para o município

18/09/2018

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha se manifestou nas redes sociais na sexta-feira (14/09) e nesta segunda-feira (17/09) sobre a possível vinda de imigrantes Venezuelanos para o município. Depois que uma notícia foi veiculada na grande imprensa sobre esta possibilidade uma polêmica se instalou na cidade entre pessoas favoráveis e contrárias a ação. Segue a manifestação do prefeito:

“ Em primeiro lugar, quero agradecer e parabenizar a todos que entenderam que não podemos fechar os olhos para quem mais precisa. Que não podemos deixar de estender a mão para um irmão, independente de sua nacionalidade. Esta é minha posição, mas preciso esclarecer aqui que não fui procurar o Ministério do Desenvolvimento Social e simplesmente oferecer o município para receber os Venezuelanos. Atendi a um chamado do Ministro Alberto Beltrame, ao qual tenho profundo respeito e que inclusive teve uma atitude decisiva sobre o INSS em Santo Antônio da Patrulha, para a volta de perícias e aluguel de novas instalações.

Até o momento, nada de concreto está definido, porque precisamos conhecer a proposta do Ministério, que enviará uma equipe para nosso município na quarta-feira. O que sabemos é que a ONU enviará recursos para pagamento de alojamento e o Ministério para outras despesas. Como disse, se eles realmente vierem, nosso principal papel é bem recebê-los, pois esta é uma causa humanitária e de amor. Nesta reunião, deverão participar diversas lideranças da sociedade, como representantes da Igreja, Câmara de Vereadores, ACISAP, entre outras. É importante ouvir esses representantes para uma tomada de decisão. Assim como avaliarei cada comentário colocado aqui.

Concordo que precisamos olhar para os nossos munícipes, e nós olhamos. Trabalhamos para conquistar um polo universitário para que nossa gente possa se qualificar. A cada ano novos cursos estão sendo abertos. Nossas escolas são referência, abrimos mais de 200 vagas na Educação Infantil no último ano. Trouxemos a Santa Casa e hoje temos médicos e pediatras atendem 24hs. Temos programas para qualificar os cidadãos e estamos sempre buscando novos investidores para Santo Antônio. Enfim, muitas ações são desenvolvidas. Sabemos que problemas existem, mas é impossível não olhar para a situação de penúria dos venezuelanos. Eles estão sem condição de permanecer em seu país. Eles não têm opção”.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP