Prefeito assina decreto para criação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus

16/03/2020

Na manhã desta segunda-feira (16/03) o Prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva assinou o decreto que cria o comitê de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus e dá outras orientações. o Comitê é formado por representantes das secretarias da Saúde e Educação, hospital Santa Casa - Santo Antônio, Gabinete do Prefeito e imprensa.

Conforme o secretário da Saúde, Charlis Santos, desde as primeiras notícias sobre a doença, uma mobilização na rede foi iniciada, em conjunto com o hospital Santa Casa – Santo Antônio, criando protocolos de atendimento. Ele diz que não há casos registrados no Município e que algumas pessoas que viajaram e retornaram de locais de risco estão sendo monitoradas. A orientação é que este procedimento seja realizado por 14 dias, período em que pode ocorrer a manifestação da doença.

O prefeito diz que o objetivo não é assustar a população, mas alertá-la para a importância da prevenção e de cuidados que podem evitar a contaminação. Ele diz que todos os eventos da Administração nos próximos 30 dias não devem ser realizados, conforme prevê o decreto. Reuniões de grandes grupos, capacitações também estão sendo suspensas por este período. O Município também orienta a iniciativa privada para suspender festas, bailes e outros eventos.

Conforme a coordenadora do setor de Vigilância em Saúde, Rosimeri da Silva Numer, em um primeiro momento escolas não serão paralisadas, pois há uma preocupação com que as crianças irão ficar. “Normalmente ficam com os avós, e aí aumentamos a probabilidade de idosos, que estão no grupo de risco, ficar doentes”, destacou. No entanto, o Comitê está acompanhando toda a movimentação de pacientes nas unidades de saúde e também nas escolas, para que possam tomar as providências necessárias.

Ela lembra a importância da prevenção, como lavar as mãos com frequência, utilizar lenços descartáveis, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, medidas simples que podem evitar o contágio. Rosimeri diz que os sintomas do Coronavírus são assemelhados com o da gripe e só aconselha procurar a unidade de Saúde, aqueles que viajaram ou tenham contato com alguém que viajou, idosos com doenças crônicas, febre alta, falta de ar e na persistência dos sintomas. Casos de resfriado simples, apenas com uma secreção nasal, devem evitar ir ao hospital.

A forma de contágio se dá por meio de contato direto, como beijo, abraço, aperto de mão, pelo ar, ou contato com pessoas contaminadas – espirro, tosse, catarro.

Na parte da tarde, o Comitê estará reunido com representantes todas as escolas municipais, estaduais e particulares para repassar as orientações sobre o protocolo de ação de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA