Prefeito Daiçon tem reunião sobre resíduos sólidos na SEMA

23/06/2017

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva participou na última terça-feira (20/06) de uma reunião promovida pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), em Porto Alegre, com o Grupo de Trabalho representante da Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE)

O grupo foi recebido pela secretária, Ana Pellini, e as discussões trataram de questões relativas aos resíduos sólidos e aterros sanitários na região. Na reunião, os prefeitos, representantes e técnicos vinculados ao licenciamento nos municípios manifestaram preocupação com o destino final dos resíduos gerados na região devido a carência de aterros licenciados e economicamente viáveis para a disposição final dos resíduos gerado.

A secretária, acompanhada de técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), elucidaram as questões vinculadas ao licenciamento de novas áreas em conformidade com a legislação vigente e os procedimentos adotados pela Fundação. Apontaram, ainda alternativas disponíveis a curto prazo para solucionar temporariamente o problema.

A secretária informou aos presentes que as questões vinculadas a resíduos sólidos precisam ser prioridade na gestão também dos municípios e elogiou a inciativa da Associação em procurar o órgão ambiental para debater o assunto.

Daiçon disse que a reunião foi bastante esclarecedora e que fortaleceu uma preocupação da administração municipal: encontrar um novo local para os resíduos de Santo Antônio da Patrulha. Atualmente este descarte é feito no aterro sanitário de Tramandaí, que encerrará suas operações em maio de 2018. “Estamos buscando novas alternativas, como Içara (SC), São Leopoldo ou Minas do Leão, mas precisamos estudar com cuidado. A construção de um aterro próprio não está descartada, porém precisa de altos investimentos”, ponderou o prefeito.

Hoje, o município patrulhense faz o recolhimento e a triagem para depois ser realizado o transbordo. Em média, 600 toneladas de resíduos são produzidas ao mês no município, o que representa um custo de R$ 200 mil para o Executivo.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS-PMSAP