Prazo para vacinação contra Febre Aftosa termina neste sábado

27/11/2019

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente informa que a vacinação contra a Febre Aftosa vai até sábado, dia 30 de novembro.  A comprovação mediante nota entregue na Inspetoria deverá ser feita até dia 06 de dezembro.

A vacina é obrigatória para todos os bovinos e búfalos de 0 a 24 meses de idade e o objetivo é a proteção do rebanho gaúcho contra a doença, altamente contagiosa e responsável por grandes prejuízos econômicos e sociais.

Os produtores deverão adquirir a vacina nas agropecuárias credenciadas e comparecer a Inspetoria para a apresentação da nota fiscal de compra e para declarar os animais vacinados.  Os criadores que não comprovarem a imunização do seu rebanho, nos períodos e condições estabelecidas pela SEAPDR/RS, ficam impedidos de transitar com seus bovinos até que regularizem a vacinação e serão autuados conforme determina o Decreto Estadual 52.434/15. O valor inicial da multa é de R$ 1.172,13.

Segundo a Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Santo Antônio da Patrulha, no município há 3.260 propriedades que ao todo somam 60.633 bovinos. Destes, 21.712 bovinos têm até dois anos e devem ser vacinados. Até agora 71% animais foram vacinados.

A Inspetoria também destaca que neste ano a vacina sofreu alterações na formulação: houve uma redução na dosagem de aplicação de 5ml para 2 ml; a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (removido tipo C) e as apresentações comercializadas agora serão de 15 e 50 doses. A composição do produto também foi modificada com intuito de diminuir as reações vacinais (nódulos).

Para mais informações entre em contato com a Inspetoria Veterinária e Zootécnica pelo telefone 3662-1539.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS-PREFASAP