População contará com agenda aberta para marcação de consultas nos Postos de Saúde

04/08/2017

A partir de 1º de agosto a secretaria municipal da Saúde irá implantar o sistema de agenda aberta para marcação de consultas no Posto de Saúde Central. As pessoas farão o agendamento na recepção do posto para a especialidade que procuram e receberão mensagem via telefone e whatsapp. Conforme a secretaria municipal da Saúde, Magda Bartikoski, o objetivo é qualificar o sistema de atendimento, e evitar filas de espera nos postos.

Hoje Santo Antônio da Patrulha oferece 2.000 atendimentos aproximadamente no posto de saúde central e 4.800 nos postos de saúde dos bairros e interior para uma população de 42 mil habitantes. Esses profissionais se dividem em diversas especialidades, clínica geral, pediatria, gineco-obstetra, cardiologista, neurologista, nutricionista, ecografista e fisioterapia (ortopédica, respiratória, neurológica, uroginecológica e pneumológica). Além disso, o município conta com uma unidade móvel de saúde que percorre o interior com atendimentos com dentista, clínico geral, enfermeiros (vacina, preventivos, coleta de exames) e entrega de medicamentos.

As consultas são disponibilizadas diariamente e também por agendamento, porém, filas durante a madrugada ainda ocorrem como em anos anteriores, especialmente nas segundas-feiras. A secretária atribui a preferência para atendimento de determinado médico, sendo que consultas com outros médicos, da mesma especialidade acabam ficando ociosas. Para resolver ou amenizar a situação foi ampliado o numero de horas para atendimento deste profissional.  Nesta segunda-feira (10/07), 80 pacientes foram atendidos.

Só no Posto Central, a pediatria oferece 65 atendimentos semanais, ressaltando que para o recém- nascido, o exame de puerpério pode ser realizadas pela equipe de enfermagem que está à disposição em todos os postos de Saúde.

A secretária diz que é importante que as pessoas entendam que os médicos dos postos são contratados para atender consultas eletivas, ou seja, o que não é emergência. No caso de urgência e emergência, os cidadãos devem procurar o hospital, que atualmente funciona com médicos clínico geral e pediatra 24 horas.

Magda lembra que já existe a disponibilidade de agenda aberta para marcação de consultas para maiores de 60 anos, pacientes do interior e crianças. Basta se dirigir a recepção para marcar. Para reconsulta, a secretária também alerta que não é necessário retirar ficha, é só procurar a coordenação do Posto Central.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PMSAP