Plano Funcional para a RS 030 no perímetro Urbano é apresentado na ACISAP

15/02/2019

Empresários de Santo Antônio da Patrulha puderam conhecer e discutir o Plano Funcional da ERS 030, apresentado nessa terça-feira (12/02), na ACISAP.  O presidente da Associação, Paulo Machado que conheceu o estudo em outra ocasião, adiantou que gostou muito da proposta.

O Plano, já havia sido apresentado à comunidade no dia 26 de dezembro, juntamente com a formação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Social, o Conselhão, quando foi formado um grupo temático para estudar o tema. Também no dia 15 de janeiro, empresários da cidade tiveram mais uma oportunidade de conhecer o estudo.

A arquiteta Natália Costa, da Secretaria Geral de Governo, Planejamento e Gestão apresentou o Plano Funcional com imagens do projeto de revitalização da rodovia, no perímetro de aproximadamente 7 km. Ciclovia, sinaleiras e faixas elevadas estão contempladas no projeto, que percorre todo o trecho urbano na qual a rodovia passa no município. O Engenheiro Civil Fernando Medeiros, responsável pela Superintendência de Faixa de Domínio do DAER – Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens - que colaborou com a elaboração do Plano também participou da apresentação.

A reunião contou com a presença do prefeito Daiçon Maciel da Silva, da promotora Drª Graziela Veleda, do secretário Geral de Governo, Planejamento e Gestão (SEGPG), Ferúlio José Tedesco e do secretário das Obras (SEMOT), Trânsito e Segurança, André Randazzo dos Reis do vereador André Selistre, representando o Poder Legislativo, além do vice-presidente do SCPC, Valdeci Lino da Cunha.

O Secretário Ferulinho, disse que o plano de trabalho é resultado de inúmeras reuniões que vem acontecendo desde fevereiro de 2017, com sua equipe, o DAER e, posteriormente, com a participação efetiva do Ministério Público. O projeto será realizado por etapas, devido ao valor do investimento, mas o Plano deverá ficar pronto e ser aprovado, para no caso de futuras construções a se estabelecer ao entorno da rodovia, já fiquem adequadas ao novo modelo. Quanto aos recursos para o investimento, o secretário explicou que com o projeto é possível buscar financiamento para as obras na rodovia, criação de ciclovia e passeio. A parte relacionada a estacionamento em frente em comércio deve ser regulamentada e financiada pelas empresas instaladas ao longo do trecho.

O prefeito agradeceu a participação de todos no encontro e a ACISAP, que promoveu o momento e, declarou sua satisfação em ver a sociedade ativa neste processo, “buscando em conjunto a melhoria para a nossa cidade. Pela primeira vez temos um plano, um estudo e acredito que finalmente estamos caminhando para uma solução no que se refere ao perímetro urbano da RS 030 em nossa cidade.

Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança - SEMOT  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE

Fonte: ACS/PMSAP