Patrulha Animal: Prefeitura cria programa em prol da causa

13/12/2019

Patrulha Animal: Prefeitura cria programa em prol da causa

Município repassará R$ 27 mil para ONG por meio de emenda impositiva de vereadores

“A demanda é antiga, mas em 2019 começa a ser atendida pelo poder público. Tudo aqui é novo e juntos vamos construir ações para tratar da melhor forma a causa animal”, disse o secretário da Saúde de Santo Antônio da Patrulha, Charlis Santos durante o lançamento oficial do Programa Municipal de Bem Estar Animal – Patrulha Animal, realizado na tarde de quinta-feira, no gabinete do prefeito Daiçon Maciel da Silva. No evento, o prefeito Daiçon Maciel da Silva assinou o Termo de Fomento no valor de 27 mil para as Ongs, oriundo de emenda impositiva dos vereadores Rodrigo Massulo e André Selistre. O pagamento acontece ainda em 2019.

A médica Veterinária, Dra. Endiana Portal, contratada pelo Município para atuar no programa, apresentou o Código Municipal de Bem Estar Animal, que foi elaborado por representantes do poder público e também da sociedade civil. Entre as ações previstas no documento estão às campanhas de conscientização sobre posse responsável, não abandono e mutirões de castração.  Participação em eventos como o Domingo Cultural, feira de adoção, orientação veterinária e parceria com empresas também estão previstas.

O programa estará vinculado à secretaria municipal da Saúde, por meio do Setor de Vigilância em Saúde. Conforme o coordenador, Luis Rogério Gomes, o programa se aplica também a animais de grande porte e ações que já são realizadas pelo Setor serão implementadas ao Patrulha Animal.

Participaram do evento, representantes das ONGs APASAP, Animal Schelter e 4 Patas,  voluntários, médicos veterinários do município, secretários municipais, chefia de gabinete, vereadores. Representantes da FURG, Emater, Inspetoria Veterinária também participaram do ato.

Na ocasião, os presentes também puderam contribuir com sugestões. A professora da Universidade Federal Rio Grande, Marcia Victoria Silveira colocou a Universidade para a realização de um senso, entre outras ações que poderão ser desenvolvidas.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva disse que “esta proposta está no nosso plano de governo, sugerida pela população, que também é bandeira da Câmara de Vereadores e fico muito feliz em poder iniciar o cumprimento da mesma”. Acredito que a partir de agora os animais terão a atenção que merecem em Santo Antônio da Patrulha”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores parabenizou o Executivo pela iniciativa inédita e disse que o Legislativo sempre será um parceiro.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA