Parceria ativa câmeras de videomonitoramento em Santo Antônio da Patrulha.

10/05/2019

Unidos por mais segurança

Santo Antônio da Patrulha conta com mais segurança. A manhã dessa quinta-feira (09/05) representou um momento histórico para a comunidade patrulhense: foi inaugurada a ativação das 13 câmeras de videomonitoramento do município. A solenidade foi realizada no tradicional Café da Manhã da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP, e Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, sob o comando do seu presidente, Marcione dos Santos Gomes, e contou com a presença de autoridades do município, entidades participantes do projeto de instalação das câmeras e associados da ACISAP/CDL.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva fez um breve histórico sobre o projeto. O município havia sido contemplado com o projeto de videomonitoramento do Litoral Norte, executado pelo Ministério da Justiça através do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança e Cidadania), executado na época através do Consórcio Público da Amlinorte (Associação dos Municípios do Litoral Norte). Os equipamentos foram instalados e uma sala para monitoramento foi construída pela prefeitura junto ao Batalhão da Brigada Militar local. As 13 câmeras de vigilância deveriam entrar em funcionamento antes do verão de 2012. Porém, não foi o que aconteceu. O baixo número de efetivo da Brigada Militar e a falta de tomada de decisão do Governo do Estado foram as principais dificuldades para que o serviço de videomonitoramento não fosse colocado em prática.

Em 2016, em um café da manhã da ACISAP (Associação Comercial e Industrial de Santo Antônio da Patrulha), CDL, o assunto foi retomado e em parceria com o Consepro (Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública), Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Polícia Rodoviária Estadual, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, foi criada uma comissão Permanente de Segurança Pública. O objetivo principal, colocar em funcionamento as referidas câmeras. Um projeto para recuperação e manutenção das câmeras de videomonitoramento, por meio de recursos existentes das penas alternativas foi aprovado pelo Poder Judiciário. A partir daí, o investimento na recuperação dos equipamentos se tornou possível.

Em janeiro do ano passado foi assinada a liberação de R$ 90.756,50 ao projeto e além disso, foi arrecadado junto aos empresários locais mais de R$ 37 mil,  valor referente à manutenção das câmeras. Um ano depois o Termo de Cooperação FPE nº 3.264/2018, celebrado entre o Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública com a interveniência da Brigada Militar, o Município de Santo Antônio da Patrulha e o Consepro que viabilizou a execução do projeto.

O prefeito do Caraá, Nei Pereira dos Santos, que presidia o consórcio da Amlinorte a época em que os municípios receberam as câmeras, parabenizou Santo Antônio da Patrulha por ter buscado uma alternativa para não perder um bem conquistado e de tanto valor.

O presidente do Consepro de Santo Antônio da Patrulha, Cláudio da Costa Silveira comemora a união e o envolvimento de tantas entidades e dos empresários para que este projeto se concretizasse e afirmou que outras ações semelhantes podem ser realizadas. Ele pediu o apoio de empresários, especialmente de instituições bancárias, a exemplo do que faz o Sicredi, que já colabora com o Consepro.

O prefeito disse que é um alívio ver um bem conquistado para o município ainda na sua gestão anterior, agora estar de fato sendo implantado. “Quem ganha é a população. Nós temos muito a agradecer a todos que foram parceiros”, disse.

Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança - SEMOT  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP