Palestras sobre a formação do quadrante patrulhense abrem a programação de comunicações do Raízes

23/10/2019

Abriram as apresentações desta segunda-feira (21/10) do 30º Raízes de Santo Antônio da Patrulha, as alunas da Escola Municipal Santa Inês que, coordenadas pela professora de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Alini Mariot, cantaram a música “Ouvi Dizer” da banda Melim.

Alini agradece a oportunidade e relata que está feliz pelo projeto “é muito gratificante saber que pude plantar uma sementinha na cidade”.

Durante a manhã foram realizadas as seguintes palestras: do mestre em História, Lauro Pereira da Cunha, representando o município de Porto Alegre, sobre os índios no quadrante patrulhense, a colonização e resistência. Ele ressaltou a importância de contar as histórias das minorias, pois atualmente não há muitos dados; A historiadora patrulhense, Véra Lucia Maciel Barroso explicou a formação do território de Santo Antônio da Patrulha desde o quadrante patrulhense ao atual município; E os geógrafos Paulo Jolar Galarça e Fabiano Marques, do município de Osório, contaram a respeito da geografia do quadrante patrulhense. Paulo trouxe como enfoque o clima e o tempo da região. Já, Fabiano explicou seu projeto de educação ambiental na praia de Atlântida Sul.

Também tiveram as comunicações: Da Turismóloga, Maria do Carmo Conforti Rodrigues de Torres relatou sua pesquisa sobre as leis referente ao turismo do município desde sua formação; A professora, Licenciada em História, Andréia Mariana Fattori Franzen de Gramado, contou a história que liga sua família com a do seu marido, Mauricio Franzen, filho da falecida historiadora e colaboradora do Raízes, Marilia Daros; O aposentado e pesquisador, Antônio Olmiro dos Reis, de Canela, falou sobre a inspetoria escolar em Santo Antônio da Patrulha e a técnica em Administração, Francesca Mondadori de Capão da Canoa mostrou os trajes de banho através dos tempos.

Todos os palestrantes receberam certificados de participação entregues pela Secretária da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli e da Secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP