Pacientes da Saúde Mental vencem o amistoso de basquete

imagem-noticia

17/12/2018

O esporte tem sido uma alternativa que deu certo para o tratamento de pacientes que enfrentam a depressão e outras doenças mentais em Santo Antônio da Patrulha. Conforme o psicólogo do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial do município, Andrei Niekrachevicz, a modalidade escolhida foi o basquete, que segundo ele, não é um prática comum na cidade.

Os médicos incluíram o basquete como uma oficina para inclusão e socialização dos pacientes. A escolha do esporte foi pela riqueza em termos de motricidade, lateralidade e regramento. Após as oficinas, os próprios alunos construíram uma quadra no CAPS e providenciaram a confecção de uniformes. O projeto cresceu e da pequena quadra, os pacientes, agora atletas, treinam no Campus da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

De acordo com Andrei, o progresso dos pacientes com o esporte é visível. “Vimos à necessidade de buscar uma partida amistosa como uma nova etapa. Agora, o próximo passo depende da dedicação dos pacientes”, afirmou.

A disputa aconteceu no último sábado (15/12) contra o time Santo Antônio Guardians, que conta em sua maioria com alunos da E.E.E.M. Patrulhense, que inclusive, sede seu espaço para os treinos, sob a orientação do professor Christian Gennari dos Reis. O jogo aconteceu na quadra da escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, que também foi parceira do evento.

Com treinamento do professor Rogério de Almeida, a equipe do CAPS conquistou o resultado de 18x17, uma disputa acirrada e muito comemorada por todos. O psicólogo afirma que o time do CAPS, “na verdade é vencedor na vida, por estra conseguindo superar dificuldades e seguir em frente”. Ele agradeceu aos adversários, que segundo ele, são parceiros nesta caminhada e continuará em 2019.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA 

Fonte: ACS-PREFASAP

imagem-noticia