PIM/Criança Feliz realiza oficinas de artesanato alusivas ao Natal

11/12/2019

O Programa Primeira Infância Melhor/Criança Feliz, está realizando neste mês de dezembro, atividades relacionadas ao tema natalino. Conforme a coordenadora do Programa em Santo Antônio da Patrulha, Camila Santos, as atividades envolvem o artesanato, desenho e pintura.

As ações foram planejadas pela visitadora Rosemeri Barcella, juntamente com as famílias da Maysa, Sophia, Anne e João Vitor, que moram no bairro Assis Brasil. Rosimeri explica que o objetivo é estimular a comunicação, respeito, cognição, percepção visual e sensorial, motricidade e linguagem, além de estreitar os laços afetivos e o espírito natalino que geram benefícios para o vínculo materno familiar.

O PIM (Primeira Infância Melhor) é um programa estadual, ocorrendo em Santo Antônio da Patrulha há 16 anos, através das secretarias municipais da Saúde, da Educação, do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Cultura, Turismo e Esportes. Em 2017, aliou-se a esse programa o Criança Feliz, do governo Federal, ampliando o atendimento a crianças de 0 a três anos.

Pelo programa, as famílias são orientadas através de visitas domiciliares semanais com o intuito de passar informações essenciais sobre períodos gestacionais, parto, amamentação, direitos da gestante e da criança, saúde bucal, alimentação, entre outros.

Após o nascimento da criança, a visita do profissional do PIM/Criança Feliz continua com a família até a criança completar 6 anos de idade e ingressar na escola. Os encontros compreendem atividades para reforçar o vínculo familiar e desenvolver as habilidades da criança dentro da faixa etária, respeitando o desenvolvimento infantil.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS

Fonte: ACS-PREFASAP