Oficinas terapêuticas para cuidar da saúde mental

04/09/2018

Tratamento é utilizado com sucesso pelo CAPS de Santo Antônio da Patrulha

O Centro de Atenção Psicossocial Sempre Vida – o CAPS de Santo Antônio da Patrulha tem conseguido bons resultados no tratamento de seus pacientes, através de técnicas que vão além da consulta com o psicólogo ou psiquiatra. Oficinas terapêuticas e projetos diferenciados têm promovido uma evolução satisfatória no quadro de muitos usuários do serviço.

A estrutura, sistemática de trabalho e também os resultados desse trabalho foram apresentados na Câmara de Vereadores, durante o encontro de Educação Permanente da Saúde do mês de agosto. Os encontros fazem parte do sistema de gestão da secretaria municipal da Saúde, que tem o objetivo de integrar toda a rede de serviços e qualificar o atendimento.

Conforme explicou a psicóloga Diovana Trajano, pessoas com problemas mentais, muitas vezes, têm dificuldades de se expressar e nas oficinas se sentem mais a vontade e é justamente quando se consegue, de uma forma alternativa, diagnosticar e tratar o paciente.

Atualmente, além do atendimento ambulatorial, o CAPS de Santo Antônio desenvolve oficinas de dependência química, literária, de arte-terapia, yoga, basquete, entre outras. No total, mais de 360 pessoas estão frequentando as oficinas mensalmente e no atendimento de ambulatório, a média mensal de atendimentos é de 690 pessoas. A coordenadora do CAPS Juliana Melo conta que no início de 2017, a fila de espera para atendimento era de 600 pessoas e que hoje esse número baixou para 150, segundo ela.

O ingresso ao serviço o CAPS se dá através de um encaminhamento de um médico clínico geral, mas no CAPS sempre é feito o acolhimento e dependendo da situação o paciente recebe o encaminhamento indicado. Os casos de dependência química recebem atendimento imediato da Assistente Social, que o encaminhará para grupo de apoio, que é coordenado por um psicólogo. O atendimento psiquiátrico irá prescrever, se necessário, a internação hospitalar, em leitos disponibilizados pelo Estado. Após internação, dependendo da avaliação médica o paciente poderá permanecer mais tempo internado no hospital, retornar para o atendimento no CAPS ou ainda ser encaminhado para uma Comunidade Terapêutica.

Além de sete psicólogos o Centro conta com psiquiatra, psicopedagoga, auxiliar de enfermagem, estagiários de psicologia e educação-física, além de oficineiras.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP