OMS declara que novo coronavírus é emergência de saúde pública internacional

31/01/2020

Santo Antônio da Patrulha já tem protocolo de ação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nessa quinta-feira, que o novo coronavírus, que apareceu na China é uma emergência de saúde pública internacional. A epidemia registra 7,7 mil casos em 18 países e 170 mortes na China.
Com a decisão, diversos governos deverão estabelecer uma ação coordenada de combate à doença e Santo Antônio da Patrulha, através da secretaria municipal da Saúde, já montou seu protocolo de ação. Em casos suspeitos, pacientes devem procurar atendimento nas Estratégias de Saúde de referência, Posto de Saúde Central ou Hospital Santa Casa. Para ser considerado um caso suspeito de coronavírus, o paciente precisa ter viajado à China recentemente ou tido contato com alguma pessoa que tenha ido ao país e esteja com o vírus. Além disso, ele precisa apresentar tosse, febre e infecção respiratória aguda.

O Ministério da Saúde divulgou que o número de casos continua o mesmo, nove casos, embora mais 10 notificações tenham chegado de ontem até o meio dia desta sexta-feira. Novos quatro casos entraram para a planilha e estão sendo considerados suspeitos: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Outros quatro que ontem estavam sendo considerados suspeitos foram excluídos ou descartados.
Um dos pacientes do Rio Grande do Sul que havia sido descartado como portador do coronavírus voltou a ter o seu caso investigado. Segundo o Ministério da Saúde, o paciente, cuja cidade não foi divulgada, apresentou outros sintomas e teve sua situação clínica modificada, mas conforme a secretaria de Estado da Saúde diz que até o momento não há nenhum caso confirmado.

A OMS orientou os países em relação ao combate ao novo coronavírus. Entre as recomendações feitas aos governos pelo diretor-geral da entidade estão:

— A única maneira de derrotar esta epidemia é se todos os países trabalharem juntos em um espírito de solidariedade e cooperação. Estamos todos juntos nisso e só podemos parar juntos — completou.

O diretor-geral da OMS Tedros Ghebreyesus  em entrevista à Gaúcha ZH afirmou que a organização entende que não há razão para medidas que interfiram desnecessariamente nas viagens e comércio internacional. "A OMS não recomenda limitar o comércio e o movimento", defendeu.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA