“O Litoral Norte e o quadrante patrulhense” é tema de painel na manhã desta terça-feira no encontro Raízes

23/10/2019

Na manhã desta terça-feira (22/10) no encontro Raízes de Santo Antônio da Patrulha, que vem sendo realizado no Qorpo Santo, “O Litoral Norte e o quadrante patrulhense” foi tema de painel. Apresentado pelos historiadores Marina Raymundo da Silva e Lauro Pereira Cunha, tratou do desenvolvimento da microrregião geográfico de Osório, no espaço e tempo e também sobre as migrações, que ocorreram principalmente no final dos anos 30, com a inauguração da RS 030.

A manhã começou com um canto à terra, na voz do peão farroupilha Rudnei Jacobsen, logo depois a historiadora de Caraá Erotildes Fofonka Cunha falou sobre recursos alternativos como práticas de saúde: o uso de águas minerais – o termalismo. Em seguida o professor Nei Geraldo Lino dos Santos falou sobre a história do menino Francesco de Capão da Canoa. Em seguida uma comunicação patrulhense da Escola 12 de Outubro, falou e demonstrou como se faz cordas a partir de folhas de árvores, aprendizado que tiveram no interior do município, em localidades como Imbiruçu.

Na palestra: Ensino e educação no quadrante patrulhense, com a professora e historiadora Regina Portella Schneider, de Porto Alegre, foi explanado o início da educação no Estado, com dados do inicio do século XX. Curiosidades como aulas de rapazes e moças em separado e exclusão de alunos negros, mesmo sendo livres foram apresentadas pela pesquisadora. Segundo a idealizadora do evento Vera Barroso, Regina é a maior estudiosa em educação no Estado.

A participação da comitiva de Cambará do Sul contou com a presença de Gesmar Borges Bacharel em Turismo falando no Cemiteriozinho do Lageado Grande. Ceura Marileide Monteiro Professora aposentada homenageou o também o painelista, Gesmar, pessoa muito querida na cidade e com enorme conhecimento histórico da região e muito querido por todos.

A organização é da Prefeitura, através das secretarias municipais da Educação e da Cultura, Turismo e Esportes. A comissão organizadora do evento conta com representantes do Instituto Histórico e Geográfico e Grêmio Literário Patrulhense. O Raízes e o Raizinha se estendem até a próxima sexta-feira, 25 de outubro, durante a manhã, a tarde e a noite no espaço cultural Qorpo Santo.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP