Novo sistema de transporte de pacientes da secretaria municipal da Saúde

10/04/2018

Implantação inicia no dia 16

Para melhor atender aos pacientes de Santo Antônio da Patrulha, que necessitam de transporte para Porto Alegre, a prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde contratou a empresa Unesul. A secretária Magda Bartikoski disse que o município de Osório implantou esse sistema no ano passado, e com muita aprovação pelos usuários. “Além disso, o Município conseguirá fazer uma economia de 50% ao mês com esta mudança”. De acordo com a secretária a experiência de Osório foi bem observada e testes já foram realizados com pacientes de Santo Antônio, que aprovaram o novo sistema. "Nós também conversamos com a Promotoria e com a Câmara de Vereadores para que tivessem conhecimento do nosso projeto, e possam contribuir com o bom andamento deste novo modelo de gestão do transporte público”, explicou. o novo sistema entrará em vigor na próxima segunda-feira (16/04).

Além do transporte de Santo Antônio para Porto Alegre e de Porto Alegre para Santo Antônio, os pacientes contarão com o serviço de Transfer, ou seja, o transporte dos passageiros da rodoviária para os hospitais, e dos hospitais para a rodoviária. Se o passageiro desejar, pode fazer este deslocamento por conta própria, a qualquer momento. Da mesma forma, poderá retornar para o município de origem, no horário que desejar.

Acompanhantes de pacientes que têm esta necessidade também receberão passagens, tanto para o transporte entre as cidades, bem como para o Transfer dentro da capital. Pessoas com deficiência ou outro tipo de necessidade contarão com um transporte especial.

Com o transporte contratado, os passageiros terão mais conforto e maiores possibilidades de retorno para casa em menor tempo. Os ônibus da frota Unesul utilizados para o transporte de pacientes são novos ou semi novos, possuem ar condicionado e banheiro.

Confira abaixo os horários e itinerários do novo sistema de transporte de pacientes da secretaria municipal da Saúde:

TRANSPORTE SAP/POA:

04h30min - Saída dos ônibus de Santo Antônio da Patrulha para POA.

Ponto de embarque: Saída do Posto Central, Rodoviária, parada perto da Redemac, parada da Madeireira Hoffmann, Sala de Embarque (“paradão”), todas as paradas da ERS 030 até a Glorinha.

Também estará à disposição, às 09h, com embarque na rodoviária de Santo Antônio da Patrulha e no “paradão”.

TRANSPORTE POA/SAP:

Da Rodoviária de Porto Alegre para Santo Antônio da Patrulha serão disponibilizado os horários: 07h, 10h30min, 14h, 16h, 17h30min, 18h30min e 20h30min. Os horários poderão ocorrer alterações, conforme necessidade operacional.

TRANSFER RODOVIÁRIA/HOSPITAL

- Saída da Estação Rodoviária de Porto Alegre às 6h e às 12h, passando pelos seguintes hospitais: Conceição, Clínicas, Instituto do Coração, Santa Casa, PUC, Fêmina, Mãe de Deus, Presidente Vargas, Cristo Redentor, Banco de Olhos, Vila Nova e IAPI.

- Transporte dos hospitais até a Estação Rodoviária de Porto Alegre, conforme roteiro acima, com retorno inicial previsto para as 12h, e os próximos horários para as 14h e às 19h.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP