Novo Eco Ponto é disponibilizado para recolhimento de lixo eletroeletrônico

imagem-noticia

22/02/2019

Desde agosto de 2018, o município de Santo Antônio da Patrulha está recebendo resíduos eletrônicos para reciclagem, por meio de uma parceria com a empresa JG Recicla. O recolhimento será ampliado com um novo eco ponto criado, na Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, na Av. Cel. Victor Villa Verde, 126, no Centro da cidade.

Conforme o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, André Randazzo dos Reis, o novo local busca facilitar o descarte para o cidadão. Já o eco ponto que foi disponibilizado na entrada do prédio principal da Prefeitura, foi transferido e instalado na sede da Secretaria das Obras, Trânsito e Segurança, na Rua Senador Alberto Pasqualine, 867, na Cidade Alta. Nos dois pontos, qualquer pessoa pode se desfazer de seus aparelhos da maneira ambientalmente adequada.

As empresas que tenham um volume maior de resíduos eletroeletrônicos para descartar, podem entrar em contato direto com a JG Recicla, através do telefone (51) 3082.3336, que a mesma virá recolher os resíduos gratuitamente.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Jordana Borba, para que não haja um impacto ambiental, o lixo eletrônico deve ser descartado e armazenado em locais específicos e não pode ser misturado com o lixo orgânico ou lixo de reciclagem normal (metais, plásticos e papéis). Muitos desses aparelhos possuem componentes químicos (como mercúrio, chumbo, berílio, entre outros), que poluem e contaminam o solo ou a água, caso entrem em contato. 

O que é coletado:

LINHA VERDE

Computadores Desktops, notebooks, periféricos, tablets, impressoras, celulares, secretárias eletrônicas, fax, telefonia, placas de circuito integrado, reatores, fios e cabos de energia, discos rígidos, fitas de backup, copiadoras, gravadores e reprodutores de DVD, monitores, plotters, scanners, terminais de caixa, terminais inteligentes, thin clients, unidades de armazenamento externo, cartuchos de tinta, toners, celulares, acessórios, mídias, PABX, modems, MP3 players, iPods, netbooks, roteadores, smartphones, teclados… 

LINHA MARROM

Monitores, televisores de tubo, LCD, plasma, LED, áudio, projetores, filmadoras, aparelhos de VHS, DVD, Blu-ray, aparelhos de som, home theaters…

 

LINHA BRANCA

Refrigeradores, fogões, lavadoras, aparelhos de ar-condicionado, freezers horizontais e verticais, frigobares, lava-louças, secadoras domésticas…

LINHA AZUL

Batedeiras, secadores de cabelo, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, multiprocessadoras, aquecedores, aspiradores de pó, cafeteiras, centrífugas, máquinas de costura, máquinas de escrever, micro-ondas, torradeiras, vaporizadores, ventiladores de mesa, ventiladores de chão, vídeo games, videokês, agendas eletrônicas, barbeadores, calculadoras, câmeras fotográficas digitais, microfones, fones de ouvido…

Saiba mais:

      O que é lixo eletrônico

 Lixo eletrônico é todo e qualquer tipo de material produzido a partir do descarte de equipamentos eletrônicos, como eletroeletrônicos (computadores,celulares, tablets e etc.) e eletrodomésticos(geladeiras, fogões, microondas e etc.).

O lixo eletrônico, conhecido por e-lixo ou RAEE (sigla de Resíduos de Aparelhos Eletroeletrônicos), abrange também os componentes que constituem os eletrônicos, como baterias e pilhas(acumuladores de energia) e demais produtos magnetizados.

A produção do lixo eletrônico é feita em todos os setores, seja em residências, indústrias ou nos comércios. Com o avanço acelerado das novas tecnologias e o consumo ativo do capitalismo globalizado, a necessidade de atualização e obtenção de novos aparelhos eletrônicos é imensa e intensa. Neste contexto, eletroeletrônicos considerados obsoletos se tornam cada vez mais presentes, sendo descartados e trocados por novos aparelhos. Este ciclo de mudança pode gerar um grande impacto ambiental, caso o equipamento não passe por um processo adequado de descarte.

Atualmente, cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidas anualmente em todo o mundo.

Para evitar essa contaminação, são necessários alguns cuidados:

·               Aparelhos celulares, baterias e demais periféricos podem (e devem) ser entregues às empresas de telefonia celular ou às fabricantes.

·               Doar equipamentos usados para outras pessoas, em vez de jogá-los fora. Além de não poluir o meio ambiente, ainda ajuda outra pessoa que esteja precisando.

·               Fazer o descarte dos equipamentos apenas em locais próprios, como cooperativas e empresas especializadas em reciclagem de materiais eletrônicos.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM 

Fonte: ACS/PMSAP