Municípios da região metropolitana contarão com representante em Brasília

27/11/2019

Com o objetivo de levar demandas dos municípios da região metropolitana ao governo federal e captar oportunidades, como emendas parlamentares, a Granpal deve contratar um servidor para atuar em Brasília. Este foi um dos temas discutidos no encontro da Associação Regional de Municípios da Grande Porto Alegre, realizado na manhã desta terça-feira (26/11) em Santo Antônio da Patrulha.

Conforme o presidente da Associação, prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, este projeto busca auxiliar os municípios e a região, especialmente na captação de recursos junto aos ministérios, Siconv e emedas de deputados.

Além do prefeito patrulhense, Daiçon Maciel da Silva, também participaram de mais um encontro itinerante, o prefeito de Viamão, André Pacheco e a prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Ferreti, bem como, vice-prefeitos, secretários e assessores dos municípios da Granpal.

O diretor executivo da Granpal, José Luis Barbosa Gonçalves falou sobre uma nova proposta que a Associação busca que implantar referente à realização de concurso público de forma consorciada. Gonçalves diz que “o objetivo é criar um “banco de talentos” com cargos técnicos específicos, como médico, professor, por exemplo, ficando à disposição das prefeituras”, disse.

Dentro do projeto “Hora da Visita”, ferramentas para prefeituras foram apresentadas. Nesta edição, os presentes conheceram propostas sobre geoprocessamento e uma plataforma de gestão de recursos e sistema de inteligência em saúde pública. O prefeito Daiçon destacou a importância deste momento que apresenta aos representantes dos municípios alternativas de serviços que podem qualificar ainda mais a gestão.

Ao final do encontro o prefeito anfitrião distribuiu mimos com rapadura aos presentes, uma marca tradicional de Santo Antônio da Patrulha e agradeceu a oportunidade de receber a Granpal no município. A próxima reunião será realizada em Sapucaia, no dia 12 de dezembro.

Fonte: ACS-PREFASAP

imagem-noticia imagem-noticia