Município tem decreto de emergência em função da estiagem reconhecido

24/06/2020

Santo Antônio da Patrulha teve seu decreto de situação de emergência pela estiagem reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. A informação foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (22/06) através da portaria nº1.754. A situação também foi reconhecida pelo governo do estado do Rio Grande do Sul que a publicou no Diário Oficial no dia 19 de junho, pelo decreto nº 55.319.
O prefeito Daiçon Maciel da Silva encaminhou o decreto ainda no mês de março em função de prejuízos que a agricultura, a pecuária e também comunidades patrulhenses vêm sofrendo com a falta de chuvas. Os dados que serviram de base para o documento partiram de um diagnóstico da situação, apresentado pela Defesa Civil patrulhense juntamente com a Emater e com o Conselho Municipal da Agricultura (Comagri).
Conforme o prefeito, com este reconhecimento o Município poderá receber recursos, para compra de cestas básicas, perfuração de poços e contratação de caminhões pipas, bem como auxiliar, agricultores com trabalho nas propriedades com máquinas da prefeitura. Outra demanda de agricultores que também poderá ser atendida é a prorrogação de financiamentos em bancos.
O decreto prevê ainda que os órgãos municipais atuem sob a orientação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução, entre outras providências.
Ontem (23/06) o coordenador municipal da Defesa Civil, João Carlos Melo esteve no gabinete do prefeito para comunicar a publicação. O prefeito agradeceu o empenho do coordenador que desenvolve um trabalho extremamente importante no município, ajudando não só nesta questão, mas em muitas outras, como na distribuição de alimentos do Comitê da Solidariedade. E também destacou o empenho do chefe de gabinete, Gabriel Diedrich na questão.

Fonte: ACS-PREFASAP