Município realiza reunião para apresentação de projetos e fortalecimento da indústria da criatividade local

imagem-noticia

11/10/2021

Na última quinta-feira (07/10), foi realizada no teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU) a reunião de apresentação dos projetos de Economia Criativa desenvolvidos dentro do Programa Inova RS da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS.

Na ocasião, além dos projetos em andamento, também foi apresentada uma minuta de Lei Municipal de Economia Criativa que foi construída dentro do grupo de trabalho do Inova RS e que busca estimular o fortalecimento desse setor dentro dos municípios.

Estiveram presentes Luiza Ferreira - Gestora de Inovação e Tecnologia da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e coordenadora do projeto de Economia Criativa do Inova RS; Kassiano Fraga – Diretor de Gestão da Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Cristiano Quevedo, Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Esportes; Carmem Monteiro, Diretora de Turismo, Bruno Barcelos, Coordenador da Juventude; Thiago da Rosa Santos, presidente do Conselho Municipal do Patrimônio e Evandro Cardoso, presidente do Conselho Municipal da Cultura.

Com um cenário cultural dinâmico, o Rio Grande do Sul é destaque em diversas frentes da indústria da criatividade. De acordo com o Invest RS, em 2019, as atividades relacionadas com a indústria criativa já eram responsáveis por, no mínimo, cerca de 4% do PIB do RS, correspondendo a um montante de mais de R$ 11,7 bilhões em termos de valor agregado bruto à economia do Estado.

O Inova RS visa incluir o estado no mapa global da inovação por meio da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, academia, setor empresarial e governo, ou seja, a quádrupla hélice, sendo Santo Antônio da Patrulha um dos municípios que participam ativamente do programa na região.

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE 

Fonte: ACS