Município libera abertura do comércio e outros serviços não essenciais.

30/04/2020

Regras devem ser adotadas para o funcionamento

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva acabou de anunciar que a partir deste sábado, 2 de maio, o comércio e outros serviços não essenciais poderão voltar a funcionar desde que cumpram as determinações no decreto consolidado 078/20 pelo decreto 108, publicado na noite desta quinta-feira. Academias também poderão reabrir, obedecendo aos mesmos critérios.

O decreto transitório do Governo do Estado, anunciado nesta tarde, permitiu a liberação do comércio em todo o Estado. A decisão fica a critério de cada prefeito e uma série de restrições foram estabelecidas.

O prefeito Daiçon diz que esta é uma boa notícia e que se houver um comprometimento tripartite (empresário, população e órgãos públicos) é possível retomar as atividades com segurança.

O secretário de Planejamento, Ferúlio José Tedesco explica que poderão abrir seguindo as regras de higiene, mantendo a distância entre as pessoas de 2 metros e lotação máxima de 30% da capacidade do imóvel, conforme PPCI. Ele lembra a situação difícil em que , como Lajeado estão passando. “Depois de afrouxar medidas de isolamento estão com índices altos da doença e agora precisam recuar. Não é isso que queremos para Santo Antônio da Patrulha, por isso agimos com cautela, mas dependemos da conscientização de todos para continuarmos classificados com bandeira amarela”.

Santo Antônio da Patrulha está classificado como bandeira amarela no estudo apresentado pelo governo estadual, caracterizando o município em estado de atenção, mas com uma situação estável, diante dos dados epidemiológicos. O estado classificou os municípios gaúchos por bandeiras laranja, vermelha e preta.

O secretário da Saúde, Charlis Santos disse que o trabalho para manter o distanciamento continua e que, todas as providências, como a contratação de profissionais de saúde e a criação da Unidade de Campanha Covid 19 estão sendo tomadas para o enfrentamento da pandemia.

A presidente do Comitê de Enfrentamento e Prevenção ao Covid 19, Rosimeri Numer lembra a importância do uso da máscara por todos. Ela diz que o município até o momento teve apenas dois casos confirmados, que não foram graves e “a meta é seguir assim”, afirmou.

Sobre as aulas, o prefeito disse que não há possibilidade de retorno antes do fim do mês de maio.

Confira os decretos 108 e 78 na íntegra em www.pmsap.com.br, no banner Covid - 19 ou no link  https://bit.ly/3f0Pkgp

Secretaria Municipal da Administração e Finanças - SEMAF  Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-Prefasap