Município busca solução contra abigeato

02/08/2017

A preocupação com o abigeato em Santo Antônio da Patrulha foi o motivo de uma reunião realizada nesta terça-feira (01/08), no gabinete do prefeito Daiçon Maciel da Silva. Ele recebeu produtores locais, que buscam apoio do poder público na solução desse problema. Também participaram do encontro, a procuradora Geral do Município, Digiane Stecanela, o presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, o secretário das Obras, Trânsito e Segurança, André Randazzo dos Reis, o presidente do Sindicato Rural, Jorge Dutra e os vereadores Manoel Adam, Marcelo Gaúcho, Eronita Andrade e Dirceu Machado.

Nos últimos 30 dias, de acordo com relatos dos produtores, 40 cabeças de gado foram roubadas de suas propriedades. Eles comentaram que o número alto em tão pouco tempo, evidencia a existência de atravessadores neste processo.

Os produtores trouxeram fotos que comprovam o crime, inclusive com crueldade. Maria da Graça Castilhos, conta que muitas vezes fazem os cortes com o animal ainda vivo. Os registros também mostram bezerros mortos. Eles também alertam para o perigo à saúde da população, pois muitos desses animais recebem vacinas e assim, não estariam próprios para o consumo. Os criadores de gado irão procurar reforçar a segurança, com a instalação de câmeras de vigilância, entre outras medidas.

O prefeito disse que uma atitude precisa ser tomada, pois “além de envolver a queda na arrecadação de tributos para o Município e prejudicar os produtores locais, pessoas podem ficar doentes se houver o consumo de carne proveniente desses roubos. Precisamos reunir todos os órgãos que podem contribuir com o assunto para então, elaborarmos uma estratégia de ação”, definiu Daiçon.

O prefeito também falou que, de imediato, pedirá para que o setor de Vigilância Sanitária do Município intensifique a fiscalização aos açougues, no sentido de verificar a existência de produtos sem procedência. Além disso, irá agendar para os próximos dias um novo encontro, com a presença da prefeitura, poder legislativo e produtores, com a  PATRAM (Comando Ambiental da Brigada Militar), delegado de Polícia de SAP, FARSUL, Ministério Público, Vigilância Sanitária Municipal, Inspetoria Estadual, além de representantes regionais da Brigada Militar e Polícia Civil.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PMSAP