Município apoia fortalecimento das Escolas de Campo

08/03/2019

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, José Francisco Ferreira da Luz, o Zezo, recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira (07/03), professoras, representantes de 10 escolas estaduais de Santo Antônio da Patrulha. A secretária da Educação do Município, Dalva Maria Provenzi de Carli e o diretor financeiro da SEMED, Vilson Ramos também participaram do encontro que visa fortalecer as Escolas de Campo, localizadas no interior no Município.

Com a redução da carga horária de algumas escolas de campo por um período indeterminado, entre outras mudanças implantadas pela secretaria Estadual da Educação, as diretoras relataram suas preocupações quanto ao transporte oferecido pelo Município e também quanto à permanência das atividades das instituições.

A secretária Dalva disse que, em fevereiro, a prefeitura enviou ofício à secretaria Estadual da Educação manifestando a "convicção de que a permanência das atividades da Escola de Campo representa o fortalecimento desta, como espaço de formação por excelência, com extrema relevância para as pessoas de uma comunidade do meio rural. Acreditamos no fortalecimento da escola no meio rural como espaço de manutenção e desenvolvimento de uma comunidade". A secretária também assegurou o transporte aos alunos e, disse que mudanças necessárias em função do turno reduzido terão que ser estudadas caso a caso.

Outra medida destacada pelo prefeito foi a reestruturação do transporte para que alunos permaneçam em suas localidades, onde é oferecido ensino, já que, o baixo número de estudantes tem sido apontado pelo Estado como uma justificativa para a desativação de escolas.

"Precisamos ouvir a comunidade e estimulá-la a lutar pela qualificação das escolas e por manter seus filhos estudando nesses espaços, pois, só assim teremos poder de convencimento sobre a importância desses espaços para nossos alunos. Somos parceiros de vocês e podem contar conosco", disse o prefeito.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Gabinete do Prefeito