Mormo é tema de audiência em Santo Antônio da Patrulha

07/08/2015

Na última quarta-feira, 5, na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, aconteceu a audiência pública sobre o mormo, doença infecciosa que atinge principalmente equinos e que pode ser contagiosa para seres humanos.

A realização da audiência deve-se, principalmente, à preocupação dos criadores de cavalos do município que estão impedidos de fazer qualquer deslocamento dos animais sem o exame prévio da doença que constate a sanidade dos equinos, desde o caso registrado de foco da doença na região, em junho deste ano pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.

Tendo em vista esta demanda, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente firmou convênio, recentemente, com o Sindicato Rural para a contratação de um médico veterinário, para coletar exames de mormo e de anemia equina, o que possibilita o trânsito dos equinos para, por exemplo, rodeios e exposições.

Com esta assistência técnica, o município custeia os serviços do veterinário, material necessário e emissão de material pelo laboratório, restando para o produtor o pagamento dos custos do exame laboratorial. A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária participa da execução deste processo disponibilizando um veículo e um motorista.

A coleta dos materiais começou na quarta-feira e deve ser agendada previamente pelos produtores, através do número 3662-8409.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS/PMSAP