Mais de 700 faltaram às consultas na rede municipal de Saúde no mês de Maio

12/06/2019

“Os recursos para a saúde nunca são suficientes. Em Santo Antônio da Patrulha estamos investindo em torno de 23% do orçamento nesta área, quando o obrigatório por lei é 15%. Mas, entendemos que saúde é prioridade e por isso nossos esforços e investimentos são tão focados nesta pasta. Talvez por isso, ficamos tão tristes quando mais de 700 pessoas deixam de comparecer a consultas marcadas na rede de saúde pública municipal”, desabafou o prefeito Daiçon Maciel da Silva após receber o relatório de abstenção de usuários da rede do último mês.

Das 4.277 consultas agendadas com Clínico Geral nas unidades de saúde no mês de maio, 595 pacientes faltaram. Na Pediatria, 379 consultas foram marcadas e houve 65 faltas. Na odontologia, dos 766 horários agendados, 112 não foram ocupados. Com psicólogos foram agendadas 484 consultas no Posto Central e no Caps e 74 pessoas não compareceram. Na fisioterapia, 1286 marcações foram feitas e 160 pacientes não compareceram e 93 faltaram as consultas disponibilizadas para nutricionista e fonoaudióloga, sendo que 429 horários foram oferecidos.

Conforme o secretário da Saúde, Charlis Santos, os números são do mês de Maio, mas este problema é antigo e alarmante. “Muitas pessoas aguardam mais do que deveriam por uma consulta, diante da dificuldade que temos em contratar um número maior de profissionais e aí, outras pessoas tiram o lugar desses porque não comparecem e também não avisam”, explica.

O secretário pede aos usuários que usem o serviço com responsabilidade e diz que a secretaria da Saúde está realizando um projeto de pesquisa e gestão estratégica em parceria com a FURG/SAP. "Estamos analisando as causas deste comportamento, entre outros resultados que nos levarão a um diagnóstico, para que possamos implantar novas medidas para o sucesso da administração".

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP