Lançado ID Jovem em Santo Antônio da Patrulha

28/11/2017

Programa oferece meia-entrada em eventos e outros benefícios

Foi lançado na manhã desta segunda-feira (27/11), em Santo Antônio da Patrulha, o programa Identidade Jovem. Dezenas de estudantes da rede municipal e estadual prestigiaram do evento, que trouxe informações sobre o funcionamento da ID Jovem e também sobre como participar.

Também participaram do lançamento o prefeito Daiçon Maciel da Silva, o vereador Charlis Santos, o coordenador do Departamento de Politicas para Juventude do governo do estado do Rio Grande do Sul, Ricardo Bassi, a consultora da Secretaria Nacional de Políticas para Juventude, Marli Machado e as secretárias municipais da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha, da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli e do Trabalho e do desenvolvimento Social Ana Cristina Ramos.

O programa oferece benefícios, como meia-entrada em atividades artísticas, culturais e esportivas em território nacional, além de passagens gratuitas em linhas de ônibus interestaduais para jovens de 15 a 29 anos. Quem tem a ID, garante ainda a isenção do pagamento da taxa de inscrição no ENEM.

O programa ID Jovem foi criado pelo governo federal e é coordenado pelo Departamento de Políticas pela Juventude do governo gaúcho, em parceria com as prefeituras.

Para acessar a ID Jovem é preciso ter: idade entre 15 e 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos, o NIS (Número de Identificação Social) e ter o cadastro único atualizado. Aqueles que ainda não tem o NIS, devem se dirigir ao CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – que fica junto a Praça CEU.

A ID pode ser gerada a partir do aplicativo “ID JOVEM”. Basta baixá-lo e informar o número do NIS, nome completo, data de nascimento e nome da mãe, ou pelo site www.caixa.gov.br e preencher com as informações.

A ID também pode ser criada na Coordenadoria da Juventude, da secretaria municipal da Cultura, Turismo e Esportes, com Vanessa.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS

Fonte: ACS-PREFASAP