Indicada para o Nobel da Educação, Débora Garofalo em Santo Antônio da Patrulha neste sábado

23/05/2019

Palestra da professora integra a programação da Semana Acadêmico do Polo SAP

A Semana Acadêmica do Polo Universitário de Santo Antônio da Patrulha encerra neste sábado (25/05) com a participação da professora Débora Garofalo, finalista do Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação deste ano. Com esta indicação, Débora está entre as 10 melhores professoras do mundo.

O projeto desenvolvido pela professora paulistana consiste em tirar das ruas da comunidade lixo reciclável e adaptá-lo para a robótica. Além de conscientização sobre o descarte impróprio dos resíduos, mais de uma tonelada de lixo reciclável e eletrônico saíram das ruas e viraram materiais para praticar robótica ou tiveram um novo (e adequado) destino. Ela estará falando sobre “o que podemos esperar da educação 4.0” a partir das 8h na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha, localizada na Av. Afonso Porto Emerim, 410.

Formada em Letras e Pedagogia, Débora é mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e trabalha como orientadora de informática educacional na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Ary Parreiras, do bairro Cidade Leonor, em São Paulo. Além de dar aula, ela compartilha práticas de tecnologia em sua coluna no site Nova Escola e na rede Conectando Saberes.

A coordenadora do Polo Universitário, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente disse que a participação de Débora está sendo esperada com grande expectativa, especialmente pelos professores. “Ela é um exemplo de que, apesar das dificuldades, o professor da rede pública pode ter seu papel de destaque e de fato mudar para melhor muitas coisas no mundo”, declarou.

A Semana Acadêmica está organizada em 20h de atividades presenciais obrigatórias, 20h de atividades opcionais e 20h com MOOCs (Massive Online Open Course - cursos online abertos e dirigidos a um público amplo) e atividades opcionais. Podem participar estudantes e tutores do Polo Universitário Santo Antônio, professores e comunidade.

As atividades presenciais são organizadas em cinco eixos temáticos e participante deve escolher um deles: educação infantil, alfabetização, ensino fundamental, desenvolvimento rural e gestão.

Mais informações no site www.polosap.com.br .

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP