Inauguração da Cruz de Ferro no Caminho Gaúcho de Santiago

27/04/2016

Nesta segunda-feira, 25, o Cônsul da Espanha em Porto Alegre, Dom Jose Pablo Alzina de Aguilar, esteve mais uma vez em Santo Antônio da Patrulha. Esta visita teve por objetivo percorrer e conhecer o Caminho Gaúcho de Santiago, oficializá-lo junto ao Conselho Espanhol e, principalmente, para a inauguração da Cruz de Ferro, que se encontra em meio ao trajeto, na localidade de Palmeira do Sertão.

A Cruz de Ferro é vermelha, possui a forma de espada e uma ponta como lâmina. Foi usada pela primeira vez pela Ordem dos Cavaleiros de Santiago. Como simbolismo, muitos peregrinos carregam pedras para serem depositadas junto à Cruz de Ferro. Essas pedras significam coisas negativas e problemas para, a partir dali, seguirem como uma nova pessoa, com uma nova atitude de vida. Estas pedras podem simbolizar também promessas feitas pelos peregrinos.

Jose Pablo Alzina de Aguilar estava acompanhado por Manuel Rodriguez - Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Santiago de Compostela - e Carmen Ollero Novo – formada em Filologia Hispânica e especializada em Literatura Espanhola, pela Universidade de Madrid.

Na oportunidade, a comitiva também veio estabelecer relações diretas entre o município, a Prefeitura e instituições educativas, com o Jacobeu de Galícia, com o organismo turístico da Região de Galícia e a Universidade de Santiago de Compostela, que é um dos mais importantes centros de estudo do turismo e cultura do Caminho de Santiago.

Na ocasião, o grupo aproveitou a oportunidade para conhecer a Igreja Matriz de Santo Antônio, para percorrer o trajeto que compõe o Caminho Gaúcho de Santiago e, à tarde, participou de uma palestra sobre o Caminho de Santiago de Compostela na Espanha em uma visita ao Campus da Furg e Polo Universitário.

“Estamos muito contentes, queremos reforçar os vínculos entre Santo Antônio e o Caminho de Santiago, que é para nós um motivo de muita alegria e honra”, declarou Aguilar.

O Caminho foi inaugurado no dia 19 de Outubro de 2014 e foi escolhido pelo Cônsul da Espanha, José Pablo Aguilar, pela semelhança do local com o caminho espanhol. O trajeto tem 12 km e se assemelha aos últimos 100 km do caminho espanhol.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Gabinete do Vice-Prefeito

Fonte: ACS/PMSAP