Imigrantes devem chegar até o final do mês

13/11/2018

Comissão de assistência aos estrangeiros já trabalha voluntariamente para arrecadar doações

Santo Antônio da Patrulha deverá receber cerca de 40 imigrantes até o fim de novembro. A secretária do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Ana Cristina Cardoso participou de um seminário em Brasília na última semana, para tratar do assunto. O evento, coordenado pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), reuniu gestores dessa área de 10 municípios e serviu para ajudar na adaptação dos imigrantes à nova vida. “Pude sanar várias dúvidas quanto a integrar essa população à nossa cidade. Ouvir outras experiências que já efetivaram este acolhimento foi essencial para iniciarmos o processo o quanto antes”, afirmou ela.

A comissão formada por representantes de diversas entidades patrulhenses está se reunindo constantemente para discutir o plano de trabalho sobre o acolhimento de estrangeiros.

Os venezuelanos receberão ajuda financeira do Governo Federal, porém a população pode contribuir com doações. Voluntários interessados em prestar serviços podem se cadastrar no site da prefeitura no banner “Cadastro de Voluntários”, e participar do grupo #TamoJunto.

O que doar:

Panelas (grandes do tipo industrial) – 5 unidades

Edredom – 40 unidades

Lençol de solteiro – 80 unidades

Fronha – 80 unidades

Toalhas de banho – 40 unidades

Toalhas de rosto – 40 unidades

Pratos – 50 unidades

Prato de pão – 50 unidades

Caneca de porcelana – 50 unidades

Garfo, faca, colher de sopa e de café – 50 unidades

Eletrodomésticos e móveis (estes itens serão recebidos diretamente na Casa da Criança ou, quem não tem como levar deve fazer contato pelo telefone 3662-4146, ramal 202):

Liquidificador – 1

Forno Elétrico – 1

Forno de Microondas – 1

Sofá – 3

Máquina de lavar (16 kg) – 1

Armário de cozinha – 4

Armário Grande - 1

As doações poderão ser entregues nos seguintes locais: SINE, Polo Universitário, Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, Paróquia Santo Antônio (Cidade Alta) e Saguão da Prefeitura Municipal.

Situação:

O prefeito lembrou que diversos ministérios estão envolvidos, como o da Educação, Saúde, Defesa, entre outros, dando suporte para o acolhimento, inclusive depois dos seis meses iniciais. Além dos Ministérios a ação também conta com recursos da ONU, entre outras organizações não governamentais. O Município receberá durante seis meses o valor de R$ 400,00 por indivíduo do Ministério do Desenvolvimento Social, além de recursos da ONU para outras despesas, como mobília para o alojamento.

A secretária Ana Cristina falou que os estrangeiros já vem de Roraima com um primeiro atendimento realizado, como emissão de documentos, atualização de vacinas, entre outras providências. Eles serão integrados aos serviços sociais disponíveis no município, como programas existentes, mantidos pelos governos estadual e federal.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS

Fonte: ACS-PREFASAP