II Conferência do Idoso aborda os desafios de envelhecer no século XXI

29/03/2019

Dezenas de senhoras e senhores ocuparam o plenário da Câmara de Vereadores na tarde dessa quarta-feira, interessados em discutir “os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

O assunto foi tema da II Conferência Municipal do Idoso, promovida pelo Conselho Municipal do Idoso e pela prefeitura, através da secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social.

O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ezequiel Peixoto, agradeceu e  ressaltou a presença de bom público no evento, como um sinal de que a terceira idade quer participar da discussão, o que segundo ele, é muito necessário.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva falou do aumento da expectativa de vida, o que, para ele “é maravilhoso, mas precisamos estar preparados para isso. As cidades precisam estar cientes desta mudança e planejar suas ações em todas as áreas para que os cidadãos possam envelhecer com qualidade”.

Também participaram da conferência a secretária municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Ana Cristina Ramos Cardoso, o presidente do Legislativo, Rodrigo Massulo e o presidente da OAB de Santo Antônio da Patrulha, Gustavo Gil Peres.

A representante do Conselho Estadual do Idoso, Eulália Maria Carvalho Guimarães proferiu a palestra “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas. Ela trouxe números evidenciando o aumento do contingente da população idosa. “Em 2017 a população de idosos no Brasil era de 28 milhões de habitantes e, para 2042 a expectativa é de um crescimento, chegando a 57 milhões. Em 2030 o número de idosos será maior do que de crianças.” Segundo ela, a expectativa de vida mais longa, vem acompanhada do aumento das doenças crônicas e degenerativas “e o Estado precisa estar preparado para isso”, explica.

O evento ainda contou com a participação de representantes de diversos setores da comunidade, que também abordaram o tema da conferência deste ano. Participaram Mara Rosane Francisco Rocha – Psicóloga e Coordenadora da Melhor Idade; Louise Chagas – gestora do Hospital Santo Antônio - Santa Casa de Misericórdia; Jussara Mülher de Assis  – Presidente do lar Oscar Vargas – Luzia Catarina; Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente – Coordenadora do Polo SAP e Valdernei Tonette – delegado de Polícia.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS

Fonte: ACS-PREFASAP