Hospital Santo Antônio celebra 67 anos

11/04/2018

Nessa terça-feira (10/04) o Hospital Santo Antônio comemorou 67 anos de existência. Para festejar a data, que culmina com o primeiro ano de administração do grupo no hospital patrulhense, a equipe da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre preparou uma bonita celebração.

A programação iniciou com uma missa, na capela do Hospital, ministrada pelo Padre Ozéias. As homenagens continuaram na Praça, com a presença de autoridades, abraço ao hospital e a música de Márcia Freitas, Claire Wink de Barcelos e Paulo Machado.

O prefeito Daiçon agradeceu a todos que lutaram para manter o hospital vivo e pediu a compreensão dos patrulhenses durante este processo de implantação do projeto da Santa Casa para Santo Antônio da Patrulha.  “Há um ano a Santa Casa assumiu a gestão de nosso hospital, que estava prestes a fechar. Não tínhamos alvará sanitário, um bloco cirúrgico inacabado, com erros de construção e sem previsão orçamentária para concluí-lo da forma que deveria. Já evoluímos muito, mas ainda estamos caminhando para melhor atender a nossa população. Muitas vezes há demora no atendimento, e entendo que é difícil e doloroso esperar, porém, alguém em situação ainda mais difícil pode estar precisando de atendimento primeiro. Claro que estamos atentos e se houver erros, queremos corrigir”, garantiu. Ele lembrou que Santo Antônio terá residência médica, através da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, que é vinculada à Santa Casa. Disse que a universidade já está atuando no município, num trabalho de integração entre hospital e rede básica.

O prefeito destacou ainda a retomada das referências médicas (oftalmologia e psiquiatria) e disse que a expectativa é de que “novas venham, pois a Santa Casa quer transformar o Hospital de Santo Antônio em um grande centro de saúde, capaz de atender com especialidades toda a região. Meu grande sonho é voltar a ver o nascimento de patrulhenses aqui, e estamos trabalhando para isso”, disse Daiçon.

O diretor-geral e de Relações Institucionais da Santa Casa, Julio Flávio Dornelles de Matos disse que um ano depois de a Santa Casa estar em Santo Antônio, quer reforçar o compromisso de criar e praticar um modelo diferenciado de assistência ao Sistema Único de Saúde (SUS), integrando horizontalmente o cuidado ao paciente desde a rede básica municipal de saúde até o atendimento hospitalar.

Também participaram do evento o vice-provedor da Santa Casa, Vladimir Giacomuzzi, o prefeito de Caraá, Nei Pereira dos Santos e o presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio, Jorge Eloi de Oliveira e a secretária municipal da Saúde, Magda Bartikoski e o gerente hospitalar Maurício Fogaça.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP