Grupo Gestor do Programa Nacional da Alimentação Escolar de Santo Antônio da Patrulha inicia planejamento para 2016

26/10/2015

No dia 20 de outubro, O Grupo Gestor do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) em Santo Antônio da Patrulha realizou uma reunião, com o objetivo de iniciar o planejamento de produção e distribuição de todos os produtos que são produzidos pela Agricultura Familiar no município para 2016, a fim de atender as redes municipal e estadual de ensino, o que resulta em fornecimento de alimentos para 52 escolas públicas. O Grupo Gestor é formado por representantes da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater e Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

Durante o encontro foram apresentadas as quantidades  de alimentos que cada produtor irá entregar até o final deste ano letivo para a  rede municipal. Os valores repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Governo Federal (FNDE), R$ 495.080,00, e, pela  Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, R$ 442.794,31, totalizam R$ 937.874,31 investidos na alimentação das escolas públicas de Santo Antônio. Com as ações desenvolvidas até o momento, a participação da Agricultura Familiar nos recursos repassados pelo FNDE  para o ano de 2015 segue superando os 30% exigidos pelo programa, atingindo o percentual de 65,9 %.

Dentre os produtos fornecidos pelos agricultores patrulhenses estão o feijão, cenoura, beterraba, repolho, melado, açúcar mascavo, doce de frutas (chimias), cebola, linhaça, laranja, melancia, alface, tempero verde, couve, manteiga, arroz, banana, aipim, batata doce, batata inglesa, moranga e mel. Além da produção primária, muitos destes produtos são produzidos em agroindústrias familiares do município, como é o caso do aipim descascado, melado, açúcar mascavo e as chimias coloniais, agregando valor aos produtos.

Muito dos produtos que, hoje, são produzidos por agricultores locais, anteriormente eram adquiridos de produtores de outros municípios. Assim, estes recursos permanecem no município, fomentando a economia como um todo. “A parceria entre a alimentação escolar e a agricultura familiar é fundamental para o desenvolvimento local. Isso significa mais renda no bolso do trabalhador rural e mais qualidade na mesa dos estudantes”, ressalta o Diretor Ronaldo Borba, representante da Secretaria da Agricultura no Grupo Gestor.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar, implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público),  por meio da transferência de recursos financeiros.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS/PMSAP