Grande Festa da Gaita em Santo Antônio da Patrulha

10/05/2019

Festival do Acordeon repete o sucesso de 2018

Com mais uma noite repleta de grandes atrações da música sulista, o Centro Clube completamente lotado, recebeu o II Festival do Acordeon, nesta quinta-feira (09/05), em Santo Antônio da Patrulha. O evento, realizado pela Prefeitura, através da secretaria da Cultura, Turismo e Esportes em parceria com o músico patrulhense, Samuca do Acordeon, trouxe nomes importantes deste instrumento que é símbolo no Rio Grande do Sul.

Samuca e o coordenador de Cultura, Aliston da Cunha Oliveira abriram o evento apresentando o músico homenageado, Zé João. O prefeito Daiçon Maciel da Silva entregou um troféu ao patrulhense, que também é um grande propagador da gaita no município.

O prefeito e a secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha destacaram a grande iniciativa de Samuca, em oferecer este tipo de espetáculo para os patrulhenses e ainda, ajudar instituições com a doação de alimentos. No ano passado, mais de uma tonelada foi arrecadada. Daiçon já anunciou a terceira edição do evento em 2020, que será no dia 7 de maio.

O festival contou com as participações de Renato Borghetti, um dos artistas brasileiros de mais sólida carreira internacional. Para completar, trouxe para Santo Antônio da Patrulha a apresentação dos alunos e professores do projeto Fábrica de Gaiteiros. O Projeto Fábrica de Gaiteiros foi criado pelo próprio Borghetti para formar alunos de acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região sul do Brasil como gaita de oito baixos. A intenção é a fabricação não só para iniciação, mas que possa também se transformar em um instrumento definitivo, além de promover o acesso aos interessados de baixa renda, estimulando a inclusão de jovens talentos na perpetuação da autêntica cultura gaúcha, através da gaita de oito baixos.

Ainda participaram do Festival Maryane Francescon, octacampeã paranaense, Pentacampeã Brasileira de Gaita Ponto e campeã Mundial de Acordeon Diatônico, sendo a primeira brasileira na modalidade; Luciano Maia, músico e produtor, com 20 anos de trajetória, colocando a música regional gaúcha em diálogo com outros ritmos brasileiros e universais e Willian Hengen, acordeonista de Os Serranos, grupo muito conhecido não só pelos gaúchos.

Mirian Cristina Romero foi a vencedora do sorteio da gaita Benson.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE

Fonte: ACS-PREFASAP