Gestão dos recursos da Saúde é apresentada em Audiência Pública

09/07/2020

Uma audiência pública virtual foi realizada na manhã desta quarta-feira (08/07) para a apresentação da gestão dos serviços de Saúde no primeiro quadrimestre. O evento é realizado pela secretaria da Saúde de Santo Antônio da Patrulha em conjunto com o Conselho Municipal da Saúde. Na ocasião também foi feita a prestação de contas do hospital Santo Antônio – Santa Casa.

Na apresentação do secretário da Saúde Joy Silva, um novo gráfico, nunca apresentado em audiências anteriores, trouxe os recursos destinados para a pandemia. Todos os investimentos, bem como os serviços disponibilizados para a prevenção e enfrentamento da pandemia foram divulgados na ocasião. Dos recursos aplicados em Saúde de janeiro a abril de 2020, 73% são do Município, 21% da União e 6% do governo estadual, somando aí R$ 7 milhões aproximadamente para o atendimento da Atenção Básica, Assistência Hospitalar, Recursos Humanos, Material de Consumo, Insumos, Medicamentos, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, entre outros. Os recursos investidos específicos para atuação na pandemia representaram R$ 1.018.290,10.

Joy disse que a produção dos serviços de saúde caiu bastante nestes primeiros meses do ano, tendo em vista que consultas eletivas e outros procedimentos, como o odontológico, por exemplo, ficaram suspensos. Por outro lado ele diz que com o resguardo de boa parte da população, as doenças também diminuíram bastante. “Mesmo com a pandemia, 21.898 consultas médicas e de enfermagem foram realizadas no período. Nas especialidades fisioterapia, psiquiatria, psicologia, nutricionista, fonoaudiólogo, farmacêutico e assistente social 3.509 consultas aconteceram”. Conforme Joy, o hospital atendeu 10.488 na emergência no período e 51.088 exames laboratoriais foram realizados.
O prefeito Daiçon Maciel da Silva parabenizou a equipe da Saúde e a todos os servidores de outras secretarias que estão empenhados no enfrentamento da pandemia. “A saúde sempre foi uma área muito delicada e que requer muitos investimentos. Com a chegada de uma pandemia agrava e muito a situação, mas eu só posso agradecer o empenho da equipe e o apoio da Câmara de Vereadores que, inclusive colaborou com recursos e a todos que estão tomando os cuidados necessários”, disse.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-Prefasap