Filé de peixe entrará para alimentação escolar em Santo Antônio da Patrulha

26/04/2019

Alimento será fornecido por produtores locais

Neste ano, a secretaria da Educação de Santo Antônio da Patrulha - SEMED está incluído no cardápio das escolas de ensino fundamental o filé de peixe oriundo da agricultura familiar do município. Conforme a nutricionista da SEMED, Cássia Salmoria é uma conquista muito importante, que, além de favorecer a alimentação saudável dos alunos, promove a valorização dos alimentos produzidos localmente.

Para tornar esta inclusão ainda mais adequada, nessa quinta-feira (24/04), aconteceu uma Oficina de Preparação com receitas de filé de peixe, direcionada para as funcionárias que atuam na preparação da alimentação escolar.

A secretária Dalva Maria Provenzi de Carli conta que essa ação inovadora no município foi possível por meio de uma parceria importante entre Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a EMATER. “Muitos alimentos que compõem a merenda escolar vêm da agricultura familiar, dos nossos produtores locais, o que já consideramos uma conquista. Agora, com a inclusão do peixe, levaremos um alimento tão rico em nutrientes e continuaremos incentivando a produção local e tantas famílias que trabalham na agricultura”, disse a secretária.

A produtora, Dona Osvaldina e a extensionista rural da Emater, Márcia Sparemberger ensinaram receitas como empada, lasanha e croquete assado, todas à base de filé de peixe. Preparações que serão incluídas no cardápio da alimentação escolar com acompanhamento e testes de aceitabilidade aplicados pelas nutricionistas Cássia e Daniela B Ribeiro, da secretaria da Educação.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

imagem-noticia imagem-noticia