Farmácias de Santo Antônio da Patrulha fazem parte da campanha Máscara Roxa contra a violência doméstica

05/05/2021

A campanha Máscara Roxa, lançada em 2020 pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, possibilita que mulheres vítimas de violência doméstica denunciem casos de agressões em farmácias que tiverem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres” no Rio Grande do Sul.
➡️ Em Santo Antônio da Patrulha temos sete farmácias participantes:
▪️ Farmácia Santa Rita;
▪️ Farmácia Muniz;
▪️ Farmácia Maxxi Econômica;
▪️ Farmácias Associadas;
▪️ Farmácia Garban;
▪️ Farmácia PH;
▪️ Farmácia São João.
Ao chegar na farmácia, a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. Na sequência, o profissional vai informar que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar.
Cabe ao atendente passar as informações para a Polícia Civil, que tomará as medidas necessárias.
Segundo o Ministério Público, os trabalhadores das farmácias receberam capacitação online e estão preparados para realizar o procedimento, garantindo a segurança da vítima.
Campanhas como essa são extremamente importantes, principalmente em tempos de pandemia. Apenas nos primeiros três meses de 2021, foram registradas 23 ameaças contra mulheres, 23 ocorrências de lesão corporal e 1 estupro.
Você, mulher, não está sozinha:
Para procurar ajuda, entre em contato com a nossa Ouvidoria da Mulher, pelo 3662.8586 e 99804.6117 (WhatsApp), canal criado exclusivamente para assuntos relacionados à violência doméstica.
Denuncie!

Secretaria Municipal da Administração e Finanças - SEMAF  Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS