Estado só fará teste para coronavírus em casos graves

imagem-noticia

24/03/2020

Qualquer pessoa com sintoma gripal deve ficar em isolamento

A declaração de situação de transmissão comunitária do novo coronavírus no Rio Grande do Sul, anunciada na última sexta-feira, 20, trará uma mudança no monitoramento dos casos no Estado.

A medida foi adotada já que não é mais possível identificar a fonte de transmissão da doença, o que indica que o vírus já circula entre a população. Por isso, deixa-se de trabalhar com os critérios de viagem ao exterior que vinham sendo adotados até então.

A partir de agora, passarão a ser investigados laboratorialmente somente os casos graves que necessitem de internação hospitalar.

Aos casos leves, sem necessidade de internação, chamados de síndromes gripais, deverão ser encaminhados para isolamento em casa por 14 dias, bem como todos os seus contatos domiciliares. D

As notificações feitas até agora por parte dos municípios e que já tiveram amostras encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen) seguirão o processo de análise até serem concluídas.

Em caso de piora do quadro e agravamento de sintomas, recomenda-se a procura de atendimento na unidade de Saúde para avaliação clínica.

Mais informações pelos telefones 3662.7555 ou 3662.7550 de segunda a sexta-feira até às 18h e 24 horas pelo número 150.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA