Escolas de Educação Infantil apresentam seus trabalhos na X Mostra de Ciências e do Conhecimento

23/08/2018

Sustentabilidade foi o tema predominante nos trabalhos apresentados na décima edição da Mostra de Ciências e do Conhecimento das escolas municipais de Educação Infantil de Santo Antônio da Patrulha. O evento promovido pela secretaria municipal da Educação foi realizado no Ginásio de Esportes Caetano Tedesco.

Neste ano, com o tema “Ciência para a redução de desigualdades”, alunos direcionaram suas pesquisas sobre o reaproveitamento de resíduos, visando também o cuidado com o meio ambiente. Os trabalhos também abordaram a relação da cultura brasileira com as crianças, história da evolução da escrita, a origem do leite, a cultura do arroz, formas geométricas, regras de trânsito e a história da ilha da Lagoa dos Barros.

Ao todo, 18 escolas participaram do evento no Ginásio, depois de realizarem suas mostras específicas, quando um trabalho por instituição de ensino foi selecionado. A secretária da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli disse que foi difícil escolher os projetos nas escolas, pois, segundo ela, trabalhos muito bons foram apresentados.

A avaliação dos trabalhos foi realizada por professores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e ao final da Mostra, todos os participantes receberam medalhas.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva acompanhou atentamente a apresentação dos pequenos que explicavam aos visitantes todas as etapas de suas pesquisas. Em cada estande, fotos, maquetes, experimentos eram mostrados e oferecidos para a apreciação. “Estou encantado com tudo que vi aqui. Quero agradecer muito a SEMED, aos professores que desenvolveram os trabalhos com seus alunos nas escolas e aos familiares que também contribuíram. Em tempos tão difíceis, ver os pequenos com esta consciência sobre a importância de cuidar do nosso ambiente, realmente nos faz acreditar que um mundo melhor é possível”, disse Daiçon.

Na sexta-feira será a vez dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio levarem seus trabalhos para o Ginásio, das 9h às 15h30min.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP