Escola Municipal Sertão do Cantagalo vence etapa regional do Concurso Agrinho

21/12/2017

A escola municipal José Telmo Martins, localizada no interior de Santo Antônio da Patrulha foi a grande vencedora da etapa regional do programa Agrinho neste ano de 2017. Ela também conquistou o 3º lugar na etapa estadual, o que rendeu prêmios para escola e para professora de Ciências, Aline Ramos de Oliveira, que foi a orientadora dos alunos nesta jornada. A premiação aconteceu no dia 11 de dezembro na sede da Escola.

A experiência pedagógica “Escola do campo: Qualidade de vida a gente vê por aqui!”, desenvolvida pelos alunos do 6º ao 9º ano da José Telmo Martins visou a valorização da terra e a vivência de ações que estimulem a qualidade de vida, a boa convivência e assim, contribuem para a cidadania e incentive a permanência no campo.

A experiência permitiu que eles desenvolvessem uma série de atividades que permitiram conhecer e disseminar na comunidade boas práticas sobre a saúde, especialmente no que se refere à alimentação: ampliaram o pomar da escola, com o plantio de 20 árvores frutíferas doadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente; revitalizaram a horta escolar; promoveram oficinas de culinária com alimentos naturais, escreveram poemas e histórias em quadrinhos sobre a boa alimentação e a sustentabilidade ou a preservação do meio ambiente; contaram com a orientação da EMATER sobre o cultivo de plantas e sobre as zoonoses e com a nutricionista da secretaria municipal da Educação sobre a boa alimentação e a aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, entre outras ações.

O Agrinho é um programa voltado para crianças e professores de escolas públicas, municipais e estaduais. Os alunos são convidados a desenvolver desenhos e textos com uma temática específica, ligada ao desenvolvimento. Neste ano, na 15ª edição do concurso, o tema trabalhado foi Saúde.

No total, Agrinho 2017 contou com a participação de 3.024 escolas, engajando 25.105 turmas. Os alunos impactados pelo programa somaram 417.170, além de 27.819 professores envolvidos.

Seguindo uma metodologia específica, os trabalhos desenvolvidos por professores e alunos em sala de aula foram avaliados por uma comissão julgadora. O grupo selecionou os melhores desenhos e textos em 11 diferentes categorias, além das três melhores experiências pedagógicas de cada uma das 10 regiões administrativas do SENAR-RS no Estado.

O programa Agrinho é desenvolvido pelo Senar – RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que é uma instituição responsável por criar e promover ações de formação profissional e atividades de promoção social dirigidas às famílias rurais, a fim de contribuir na profissionalização, integração na sociedade e melhoria da qualidade de vida desse público.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PrefaSAP