Equipes dos programas PIM/Criança Feliz de SAP têm capacitação

10/03/2020

Os agentes comunitários de saúde e os visitadores dos programas Primeira Infância Melhor- PIM/ Criança Feliz de Santo Antônio da Patrulha participaram de uma capacitação no dia 05 de março. A palestra foi ministrada pela coordenadora dos programas, Camila Santos e discutiu temas como: Abordagem e implicação da visita domiciliar e parâmetros norteadores para a pesquisa longitudinal.

Camila destacou a importância das capacitações para estes servidores “Atualmente o PIM trabalha com 95 famílias e para transmitir as informações corretas para as mesmas, é essencial que as equipes estejam preparadas, por isso realizamos diversas capacitações durante o ano”, argumentou à coordenadora.

Durante o evento a enfermeira Rosimeri da Silva Numer apresentou os cuidados necessários para a prevenção do Corona Vírus e Dengue. “Em relação ao Corona Vírus, algumas atitudes como lavar as mãos com frequência, utilizar lenços descartáveis, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, podem ajudar na prevenção. Já no caso da Dengue, devemos evitar o acúmulo de água parada, remover, destruir ou vedar locais que possam se tornar criadouros do mosquito e sempre fazer o uso de repelente”, informou a enfermeira.

Segundo Camila, hoje o PIM/ Criança Feliz têm seis visitadoras e serão contradas mais duas para o mês que vem. Os projetos atendem famílias no Morro Grande, Rincão do Capim, Menino Deus, Pindorama, Jaú, Madre Tereza, Pitangueiras, Cidade Alta, Santa Terezinha, Herval, Saibreira, Cidade Alta, Várzea, Lomba da Páscoa, Cartucho, Assis Brasil, Cohab, Villa Rica e Bom Principio. Nos próximos meses, Taquaral e Serraria Velha também serão contemplados.

O PIM (Primeira Infância Melhor) é um programa estadual, ocorrendo em Santo Antônio da Patrulha há 17 anos, através das secretarias municipais da Saúde, da Educação, do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Cultura, Turismo e Esportes. Em 2017, aliou-se a esse programa o Criança Feliz, do governo Federal, ampliando o atendimento a crianças de 0 a três anos. Os programas PIM/Criança Feliz consistem na orientação das famílias, por meio de visitação domiciliar semanal. Com atividades lúdicas específicas, busca-se a promoção das habilidades/capacidades das crianças, considerando o contexto cultural, necessidades e interesses da família. O telefone para contato é 3662-5131.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP