Entenda mais sobre a alimentação escolar da rede pública de ensino

14/06/2021

Alimentação escolar é assunto sério!

A maioria das pessoas já ouviu falar do serviço de alimentação escolar que os estudantes, especialmente da rede pública, acessam diariamente. Mas nem todo mundo conhece o rigoroso processo que precede a chegada dos alimentos às crianças na sala de aula.

Para entender melhor este universo, estivemos no setor de alimentação escolar da Secretaria Municipal da Educação – SEMED, conversando com as nutricionistas Daniela Beleza Ribeiro e Cassia Cristina Salmoria, que detalharam cada etapa. A partir desta semana, vamos dividir com você tudo o que é importante saber sobre este tema.

Primeiro, é preciso levarmos em conta que o cardápio oferecido é estabelecido a partir do cálculo do valor nutricional de cada item. Nele o consumo de frutas e verduras é fundamental. Isso tudo é feito conforme estabelece o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE que define que a alimentação escolar deve ser pautada por uma lista saudável de itens e que não deem margem à obesidade infantil.

As recomendações nutricionais do PNAE são feitas de acordo com as atualizações em saúde, como o Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014); o Plano de Ação para Prevenção da Obesidade em Crianças e Adolescentes (OPAS, 2014) e o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos de Idade (BRASIL, 2019).
A equipe do setor de alimentação escolar conta com mais dois colaboradores, além das nutricionistas, a estagiária em nutrição, Carolina Titoni Fraga e o responsável pela logística, Alan Bittencourt Cardoso.

Nossa cidade possui uma excelente estrutura para garantir a melhor e mais nutritiva refeição para as crianças nas escolas municipais ou mesmo aquelas conveniadas ao município.

Alimentação é saúde!

Secretaria Municipal da Educação - SEMED