Entenda as Medidas de Prevenção ao COVID-19

14/05/2020

Quarentena, isolamento, distanciamento... São termos muito usados nas notícias sobre a pandemia diariamente. Mas, será que todos sabem o que isso significa?

Na última semana durante o boletim Coronavírus da prefeitura, transmitido pelo Facebook, a presidente do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Covid – 19, Rosimeri Numer e a odontóloga Raquel Porcher trouxeram as informações sobre o tema, que gera dúvidas em muitas pessoas:

Quarentena/Isolamento: condição recomendada às pessoas com sintomas gripais ou que tiveram resultado positivo para Coronavírus. Ou seja, elas precisam ficar separadas do resto da população e também dos próprios familiares para não ocorrer a possibilidade de contágio. Dentro da mesma casa, não devem compartilhar utensílios, como louças e talheres e de preferência, permanecer o menor tempo possível no mesmo cômodo.

Distanciamento Social: é a medida que deve ser praticada por todos, visto que podem existir pessoas assintomáticas ( que não apresentam sintomas) com o vírus e que continuam circulando. As aglomerações são proibidas, é preciso manter o mínimo de 1,5 m de distância entre as pessoas, sair de casa apenas se houver necessidade. Essas medidas visam diminuir a velocidade de transmissão do vírus, visto que o Brasil já se encaixa no quadro de transmissão comunitária, ultrapassando nesta quarta-feira (13/05) mais de 12 mil mortos pela doença.

Bloqueio Total: é uma medida aplicada através de ato administrativo, que pode partir do governante local, estadual ou nacional. Trata-se de uma intervenção aplicada a uma cidade ou região, com o objetivo de restringir a interação entre as pessoas e interromper qualquer atividade por um curto período de tempo, com exceção de saídas para atividades essenciais, como comprar mantimentos ou remédios. Em sua vigência, ninguém tem permissão para entrar ou sair do perímetro isolado. Caso ocorra o descumprimento dessas medidas o cidadão deverá responder nos termos previstos em lei.

No momento, em Santo Antônio da Patrulha o município mantém o Distanciamento Social e a quarentena e isolamento para alguns casos. A Administração Municipal é responsável por gerir as regras que compõem a atual situação e a população, por sua vez, deve cumprir, evitando assim a propagação do vírus.

📲 Ouça esta e outras entrevistas no nosso Podcast: https://spoti.fi/2WAcpPX

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA