Encontro discute ativação da Unidade de Filetamento em Santo Antônio da Patrulha

22/02/2019

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, realizou na tarde desta quarta-feira (20/02) em seu gabinete, um novo encontro para discutir o funcionamento da Unidade de Filetamento do pescado instalado no município. A reunião dá continuidade a ações que contam com a participação do Ministério Público, da Emater local e regional e da secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. “Os movimentos nesse sentido vêm ocorrendo desde que assumi o mandato, em 2017, pois trata-se de um bem público que foi conquistado com um ótimo propósito, mas que até então não foi alcançado”, disse o prefeito.

Pronta para entrar em funcionamento na gestão municipal 2009/2012, a unidade não iniciou as operações por problemas relacionados à sua formação cooperativada. Os recursos na ordem de R$ 319 mil foram captados pelo município patrulhense junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da piscicultura familiar nos municípios da região (Capivari do Sul, Glorinha, Gravataí, Viamão e Alvorada) do CONSAD – Consórcio de Segurança Alimentar e de Desenvolvimento local.

Por solicitação do prefeito, a Emater apresentou uma avaliação da situação atual da unidade de filetamento e sua possibilidade de uso. Representantes dos municípios em questão foram chamados para se inteirar da situação da unidade e manifestar interesse de continuar integrando o projeto. Dos seis municípios, apenas Glorinha e Alvorada não compareceram.

Um novo encontro será realizado em março, quando será formalizado o interesse da participação ou não dos municípios envolvidos.

O prefeito disse que está otimista, pois percebeu que entre os participantes no encontro, há o desejo de levar o assunto adiante e trabalhar junto em um projeto que pode beneficiar muitos produtores da região.

Também participaram da reunião o vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, José Francisco Ferreira da Luz, o promotor público, Dr. Camilo Santana, a procuradora geral do município, Digiane Stecanella, o diretor de Desenvolvimento Agrário e Pesqueiro da secretaria estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e Pecuária, Evandro Durr, o chefe do escritório local da Emater, Paulo Rojan.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS/PMSAP