Encerra nesta sexta-feira a campanha contra a gripe

30/05/2019

A secretaria municipal da Saúde de Santo Antônio da Patrulha informa que encerra nesta sexta-feira (31/05) o prazo para se vacinar contra a gripe. A campanha iniciou no dia 10 de abril e conforme o coordenador de Vigilância em Saúde, Luiz Rogério Gomes, a procura tem sido boa.

Durante esse período, todos os postos de saúde do Município estarão realizando a vacina.  O Posto de Saúde Central ofereceu a imunização em horário estendido nas quartas-feiras, das 8h às 18h45 min durante o mês de maio e durante esta última semana de campanha de segunda a sexta-feira.

Apesar do registro de casos de gripe A no estado, inclusive com mortes, o secretário municipal da Saúde, Charlis Santos diz que Santo Antônio da Patrulha está, até o momento, livre da doença. “Atingimos até aqui 74% da nossa meta. Ainda precisamos vacinar cerca de 3.200 pessoas que estão dentro do grupo de risco. Por isso, peço que o pessoal não perca a oportunidade de ser imunizado”.

A vacina protege contra três apresentações do vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial da Saúde. Confira quem deve tomar a vacina:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

- Gestantes (em qualquer tempo gestacional)

- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)

- Pessoas com 60 anos ou mais

- Povos indígenas aldeados

- Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados

- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

- Professores de escolas públicas e privadas

- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com atestado médico) que são: doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP