Em busca da Havan para Santo Antônio da Patrulha

20/02/2018

No início do ano passado, antes mesmo do anúncio do plano de expansão da rede de lojas de departamento da Havan para o Rio Grande do Sul, a administração municipal está buscando trazer uma unidade para Santo Antônio da Patrulha. As reuniões vêm sendo conduzidas pelo vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, desde fevereiro de 2017.

Com a notícia da expansão outros municípios gaúchos estão se candidatando para receber as unidades. Nesta segunda-feira (19), o deputado Gabriel Souza intermediou uma reunião entre os municípios de Ijuí, Imbé, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Portão, Terra de Areia e Tramandaí e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi, para tratar do tema. Além do prefeito Daiçon Maciel da Silva, também acompanharam o encontro o vice-prefeito Zezo e o secretário Geral de Governo, Gestão e Planejamento, Ferúlio José Tedesco.

O deputado Gabriel destacou que apesar da escolha dos municípios ser baseada em preceitos econômicos estratégicos, a proatividade dos municípios demonstra o interesse em receber a filial e segundo ele, “Santo Antônio é a ficha número 1, por ter sido o primeiro município a demonstrar interesse em receber a empresa. A Havan não é uma empresa que demora para fazer a escolha e instalação das unidades. Segundo a diretoria, em 60 ou no máximo 90 dias a loja está aberta. Estou bem impressionado com esta agilidade”, afirma Gabriel.

A comitiva patrulhense entregou ofícios ao secretário Biolchi manifestando o interesse e também imagens do possível local para a instalação de uma unidade da Havan, à margem da Freway, próximo ao trevo de acesso ao município.

Daiçon diz que o Município está trabalhando para concretização deste investimento, e que outra audiência já foi realizada com o Chefe da Casa Civil, Fábio Branco para tratar deste assuno. “A expectativa é boa, estamos no páreo, e isso já é muito importante.”

De acordo com o deputado federal Alceu Moreira, que também acompanhou a audiência, esta mobilização dos municípios é muito importante. “Uma marca como a Havan, pelo modelo arrojado que apresenta, traz uma referência comercial e um exemplo de inovação”, destaca.

Ao final, Biolchi afirmou que a secretaria pode intermediar, através da Sala do Investidor, as reuniões entre os prefeitos dos municípios interessados e a diretoria da rede.

Havan
Rede de lojas de departamentos de Santa Catarina, conhecida por colocar réplicas da Estátua da Liberdade na frente das unidades. Ao todo, são 184 lojas espalhadas em 9 estados. Segundo o diretor da Havan, Nilson Hang, o Rio Grande do Sul terá lojas da empresa até 2022. A única exigência que a empresa fez para instalar as novas unidades é que o município não tenha restrição quanto ao horário de funcionamento nos finais de semana.

Secretaria Municipal da Administração e Finanças - SEMAF  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito

Fonte: Gabinete Dep. Estadual Gabriel Souza e ACS/PMSAP