Educadores de 50 cidades gaúchas participam de formação do PNAIC em Santo Antônio da Patrulha

26/03/2018

Santo Antônio da Patrulha foi o município escolhido para a realização da primeira etapa da formação do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), ministrado pela FURG (Universidade Federal do Rio Grande).  Na quinta-feira (22/03), professores municipais e estaduais de mais de 50 cidades gaúchas chegaram ao município para participar da formação que se estendeu durante toda a sexta-feira, nas dependências da E.M.E.F. Antônio Laureano da Cunha Filho.

Além da presença do prefeito em exercício José Francisco Ferreira da Luz, a abertura do evento contou com a participação da reitora da FURG, Cleuza Sobral Dias, da coordenadora estadual do PNAIC pela SEDUC/RS, Lara Milani Viscardi, da coordenadora da 11ª coordenadoria de Educação, Liane Leia Rosa de Freitas, o diretor do Campus/FURG/SAP, Antônio Valente e a coordenadora do Polo Universitário Santo Antônio Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente.

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal, para atender a meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), estabelecendo desde 2012, a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças de até oito anos de idade, ou seja, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

A secretária da pasta, Dalva Maria Provenzi de Carli falou sobre as inovações do Programa Federal para o ano de 2018, que desde 2012 vem mostrando melhor desempenho na aprendizagem dos educandos do ensino fundamental. Em 2018, o PNAIC apoia-se na ideia de território, em que estado e município trabalham em parceria. “Este trabalho de forma conjunta entre estado e município é excelente, afinal, somos todos professores”, disse a secretária.

Por sua vez, o prefeito disse que é muito significativo ver a integração de um projeto de ensino unificando rede municipal e estadual. “Seja da escola do Município, seja do Estado ou particular, o aluno é nosso, é da nossa cidade, por isso, só vamos ganhar se conseguirmos aprimorar juntos, a educação de todas as redes”.

A reitora Cleuza, destacou a importância para os professores em terem esta oportunidade de aperfeiçoamento e constante exercício de aprendizagem, e assegurou que a FURG está comprometida em realizar um belo trabalho nesta etapa do PNAIC.

Com carga horário total de 100 horas, o Programa será desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com os formadores locais que multiplicarão com os cursistas (professores, coordenadores, articuladores), contemplando toda a rede de ensino e objetivando a melhoria da aprendizagem do aluno, meta principal da educação.

Nesta segunda-feira (26/03), a Formação PNAIC tem continuidade no Polo Universitário, a partir das 19h com coordenadores e professores do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º 3º anos), e amanhã (27/03), com coordenadores e professores da Educação Infantil.

Obs: Durante o dia de trabalho na Escola Laureano, o aluno Wesley dos Dantos Nunes se vestiu de Santo Antônio e distribui rapaduras aos participantes.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP