Educação:Construção de Referencial Curricular para a Rede Municipal iniciou em 2018

23/11/2018

Santo Antônio da Patrulha iniciou neste ano a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em 07 de junho de 2018, por meio da Portaria N.º 904, foi constituído Comitê Gestor, que deu início à articulação da construção de Referencial Curricular para o Sistema Municipal de Ensino. Esse comitê gestor é formado por representantes da Secretaria Municipal da Educação, Conselho Municipal de Educação e professores das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal.

A BNCC, documento orientador do Referencial Curricular Municipal, visa estabelecer conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica, direcionando a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

A secretária municipal da Educação, Dalva Provenzi de Carli, conta que todas as escolas foram convidadas a elaborar seus projetos de formação continuada, com a comunidade escolar, abordando a temática da BNCC. Assim, contribuíram significativamente com concepções de aprendizagem, metodologia, avaliação, currículo, perfil do aluno e caracterização dos eixos. O Comitê Gestor, por meio de encontros, vem sistematizando as contribuições das escolas com o objetivo de criar o Referencial Curricular Municipal.

A secretária destaca ainda a importância da participação dos professores nesse processo, pois dessa construção coletiva o município de Santo Antônio da Patrulha terá o seu referencial de currículo para toda a Rede Municipal de Ensino.

No dia 19 de dezembro de 2018, acontecerá um Seminário para apresentação do que já foi construído até o momento do Referencial Curricular Municipal a representantes da Rede Municipal de Ensino.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED